Bastidores

Bastidores

Bastidores

Atuação de Renan Filho como ministro e ‘elogio’ de Lula provocam ciúmes de aliados

Companheiros de partido e de ministérios estariam incomodados com desempenho do ex-governador de AL

20/03/2023 17h05
Atuação de Renan Filho como ministro e ‘elogio’ de Lula provocam ciúmes de aliados

Uma fonte instalada em Brasília traz uma história interessante sobre os bastidores do poder. Tanto no MDB quanto no governo Lula, conta a fonte, a ‘ciumeira’ em relação a Renan Filho é grande - por vários aspectos que estão fazendo o gestor dos transportes ganhar destaque nesse início de mandato.

O primeiro e mais importante, do ponto de vista político, é o robusto orçamento do ministério de Renanzinho. Só em Alagoas, o MT promete, até o fim do ano, concluir as obras da BR-101, iniciar a duplicação da 316 e da 424. Na soma, só em Alagoas, são quase 800 milhões em investimentos.

O segundo aspecto é o protagonismo que o ministro ganhou neste começo de ano - em parte, por conta das chuvas e do bloqueio de estradas, nas quais Renan mostrou toda sua habilidade como político e gestor, fazendo funcionar a infraestrutura do ministério destravando as rodovias.

Dizem os bastidores, ainda, que Renanzinho tem uma facilidade incomum em emplacar aliados no Diário Oficial. De fato, o ministro alagoano já conseguiu incluir na estrutura federal quase todos os seus homens de confiança - o último deles é George Santoro, que já está bem encaminhado.

E o último aspecto (e mais simbólico) são os elogios do ‘chefe’, o presidente Lula - alguns deles em público e registrados pela imprensa. Em Sergipe, há algumas semanas, Lula chegou a dizer que Renanzinho era “o melhor ministro dos transportes da história”, deferência que não foi feita a nenhum outro chefe de pasta.

Até as entrevistas, cada vez mais recorrentes em veículos nacionais, contribuem para o ciúme de companheiros de partido e outros ministros. Recentemente, na CNN, Renan Filho opinou até sobre o teto de gastos, uma pauta bem diversa à sua área.

Ex-governador, Renan está acostumado com o ‘disse-me-disse’, que já rolava solto no palácio em seu tempo como gestor. Agora, tem que se acostumar ao ‘buxixo’ em nível federal.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos