Bastidores

Bastidores

Bastidores

Discussão acalorada por rito de MPs é estratégia de Calheiros para afastar Lira de Lula - e vice-versa

Senador e deputado chegaram a temperatura máxima nesta semana

24/03/2023 12h12
Discussão acalorada por rito de MPs é estratégia de Calheiros para afastar Lira de Lula - e vice-versa

Ainda bem que o senador Renan Calheiros e o deputado federal Arthur Lira não mais viajarão num mesmo avião com destino à China. O clima entre os dois atingiu a toxicidade máxima nesta semana, com declarações de Renan respondidas no mesmo tom por Lira.

Por óbvio, estrategicamente, não é o somente o ódio que move os dois jogadores de xadrez - como dizem os atletas de futebol, os sentimentos eles deixam para as torcidas. Calheiros e Lira se movem pelo tabuleiro no sentido de manter ou mesmo aumentar seus espaços políticos na capital federal.

Calheiros chamou Lira para a briga numa questão meramente burocrática - o rito de tramitação das MPs nas duas casas. Lira poderia ter mandado recado, não ter se envolvido diretamente, mas entrou na conversa porque viu ali uma oportunidade de crescer - e óbvio, de diminuir o seu inimigo (é este o estágio da relação entre os dois).

O rito das MPs fatalmente vai seguir o que rege a constituição, mas quem perde com essa briga é Lula - que no fundo, queria ver os dois aliados abraçados ao governo. Mas é justamente esse o problema, onde Renan entra, Lira sai.

Quando Calheiros atiça Lira, é justamente pelo desejo de afastá-lo de Lula; e quando Lira responde, é justamente para dar o recado a Lula que enquanto Renan estiver por perto, ele não estará - e isso tem consequências para um governo que não tem forte apoio popular.

O que fica cada vez mais evidente é que as palavras de Calheiros ferem Lira. E que quanto mais elas ferem, mais Lula sofre. Numa coletiva na quinta (23), Arthur foi o mais claro possível: "se o governo quiser seguir o que diz o senado, vai assumir o risco de ver suas pautas serem derrotadas". Mais objetivo, só se batesse na cara.

Com a saúde debilitada, Lula vai dar um tempo este fim de semana. Quem sabe com o celular desligado por uns dias, o presidente sinta a temperatura política dos aliados baixar. "Bendita pneumonia".

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos