Bastidores

Bastidores

Bastidores

Arthur Lira defende modelo de trabalho de Joãozinho Pereira na Codevasf; "Até 2017 era distribuidora de cisternas"

Presidente da Câmara também criticou prefeitura de Penedo por não estar investindo recursos recebidos pela outorga da água

04/04/2023 12h12
Arthur Lira defende modelo de trabalho de Joãozinho Pereira na Codevasf; 'Até 2017 era distribuidora de cisternas'

Em longa entrevista concedida nesta segunda-feira (03) à Rádio Farol FM de Penedo, o deputado federal Arthur Lira (PP) entrou firme na polêmica transferência da sede da Codevasf para a capital alagoana e defendeu o novo modelo de trabalho da companhia.

Na conversa com radialistas, Lira também fez críticas ao leilão de outorga da água e saneamento promovido pelo governo do estado - que teve o município de Penedo como um dos aderentes ao edital, se desfazendo do serviço de fornecimento de água e esgoto municipal, o SAAE.

O presidente da Câmara dos Deputados foi enfático ao afirmar que a Codevasf continua em Penedo, ao contrário do que vem sendo amplamente divulgado por veículos de imprensa e atores políticos locais, que foram classificados por Arthur como "fabricantes de Fake news".

As notícias sobre a mudança de sede da estatal são temas constantes nas intervenções no rádio do radialista e vice-prefeito da cidade, João Lucas, e do filho do prefeito Ronaldo Lopes, o engenheiro Guilherme Lopes. Este último chegou a ter seu nome aventado como possível superintendente da Codevasf, no lugar de Joãozinho Pereira.

Aliás, sobre o atual superintendente do órgão, Lira foi protocolar ao dizer que o ex-prefeito de Teotônio Vilela deve ser submetido à aprovação da bancada federal. "Temos trabalhado [a permanência de Joãozinho] com o governo federal. A bancada vai se reunir para definir essa situação dos espaços. Isso é sempre feito em acordo com a bancada e nós vamos esperar a reunião", afirmou.

Lira também defendeu o novo modelo de trabalho executado pela empresa, sob seu domínio político desde 2017, no governo Michel Temer. "A Codevasf era conhecida em Alagoas como distribuidora de cisternas, e de 2017 pra cá o estado recebeu de cara 169 milhões de reais. Quantos tratores já entregamos por toda Alagoas? Mais de 100 compactadores, inclusive o de Penedo? Tanques de resfriamento de leite. Vamos entregar agora, de uma só vez, 150 tratores para associações comunitárias de todo o estado", enfatizou.

O deputado disse ainda que apesar de estar politicamente sob sua supervisão, a empresa recebe emendas de todos os parlamentares alagoanos. "Outros deputados sempre utilizaram a Codevasf para atender seus municípios. Deputado Marx, deputado Paulão empenhou emendas na Codevasf, senador Rodrigo Cunha, até o Isnaldo Bulhões já botou emendas", afirmou.

O modelo de outorga da água e saneamento feito pelo governo do estado também foi alvo de críticas de Lira. "Em Penedo, a prefeitura levou 124 milhões. Qual a obra que está em andamento? Qual o esgotamento? A prefeitura está ajudando a Santa Casa [de Misericórdia de Penedo] a não fechar as portas? Com esse dinheiro, pode investir onde quiser. Senhores vereadores de Penedo, defendam os mais pobres, cobrem o investimento desse dinheiro", disse.

A presença de Lira em Penedo serviu também para aglutinar no seu entorno a oposição ao prefeito Ronaldo Lopes, que trabalha nomes para a disputa da prefeitura em 2024.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos