Bastidores

Bastidores

Bastidores

Disputa pela Seduc revela MDB se movimentando pela prefeitura de Maceió em 2024

Deputado Rafael Brito pode voltar à pasta que lhe consagrou nas urnas em 2022

10/04/2023 17h05
Disputa pela Seduc revela MDB se movimentando pela prefeitura de Maceió em 2024

A operação empenhada pelo presidente estadual do MDB, senador Renan Calheiros, para troca de nomes na secretaria de educação, não é necessariamente pela gestão pouco elogiada de Március Beltrão à frente da pasta - mas uma arrumação pensando nas eleições de 2024 na capital alagoana.

Renan quer que o governador Paulo Dantas (MDB) troque Beltrão pelo deputado federal Rafael Brito (MDB). Com o Tio Rafa na principal secretaria do governo, o MDB sinaliza claramente que ele será o desafiante do prefeito JHC (PL) pela disputa do executivo maceioense.

O pedido público de Renan coloca Dantas e o próprio Március em uma saia justa. O governador foi instado a tomar uma decisão, que vai desagradar a um dos lados - e provavelmente será o lado dos Beltrão, considerando que não se nega um pedido do senador (que pode acarretar graves consequências).

Calheiros montou um belo eufemismo - melhorar a presença e a participação do MDB no governo do estado - mas está mesmo preocupado com a letargia governista em relação ao processo de 2024 na capital. Renan sabe que uma vitória acachapante de JHC pode acarretar problemas em 2026, por isso se movimenta para que o MDB tenha um nome desde já.

Não é sobre Március, um aliado importante no litoral sul, que tem pretensões políticas na cidade de Penedo e pode compor por lá com apoio do MDB. Mas sobre a prioridade absoluta dos Calheiros, que é retomar a capital, distante de seu grupo há mais de 30 anos.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos