Bastidores

Bastidores

Bastidores

Renan Calheiros costura alianças para ser o relator da CPMI do 8 de janeiro

Senador alagoano é integrante do maior bloco de partidos do senado

04/05/2023 13h01 - Atualizado em 04/05/2023 13h01
Renan Calheiros costura alianças para ser o relator da CPMI do 8 de janeiro

Alagoas pode ser mais uma vez protagonista de um momento muito importante da política nacional - a CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro. Nos bastidores, ao seu estilo, o senador Renan Calheiros (MDB) vai construindo o consenso em torno do seu nome para a relatoria da comissão.

Há a chance, remota, de Calheiros ser o presidente da comissão, mas o mais provável é que assuma mesmo a relatoria, considerando que o favorito para o posto de presidente é o deputado federal Arthur Maia (União-BA), integrante do maior bloco partidário das duas casas - logo, o que tem mais votos.

Renan apoia seu favoritismo em dois pontos: Primeiro, integra o maior bloco partidário do senado, o Democracia, com 29 senadores - onde seu nome já figura entre os escolhidos. Segundo, além da simpatia do senado, conta também com com apoio de vários partidos da câmara, alinhados ao governo Lula.

O nome de Calheiros também é visto na base governista como a garantia da narrativa concreta dos atos, visto que ainda é dúbia a posição que será adotada pelo futuro presidente dos trabalhos, Arthur Maia. O deputado do União Brasil, embora seja da ‘ala independente’ da legenda, já foi visto por várias vezes conversando com a base ultradireitista do PL.

A dobradinha Calheiros e Arthur Maia à frente dos trabalhos da CPMI é também mais um capítulo da rivalidade entre Renan Calheiros e Arthur Lira, já que o seu xará, Arthur Maia, será indicado para a presidência a partir do bloco que foi articulado e é atualmente liderado por Lira, composto por 172 parlamentares.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos