Bastidores

Bastidores

Bastidores

Em Rio Largo, na frente de Gilberto Gonçalves, Renan Calheiros sobe o tom contra Arthur Lira; “Usou muitas prefeituras para lavar dinheiro”

Senador esteve presente em mais uma entrega de obra do governo do estado

29/05/2023 07h07
Em Rio Largo, na frente de Gilberto Gonçalves, Renan Calheiros sobe o tom contra Arthur Lira; “Usou muitas prefeituras para lavar dinheiro”

Quem deixou o churrasco de lado e acompanhou o noticiário político neste domingo (28), assistiu a mais um episódio da guerra política entre os dois caciques alagoanos, cada um na sua tribo - Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP).

Calheiros, junto com o governador Paulo Dantas, foram até um reduto de Arthur Lira, Rio Largo. Por lá, inauguraram uma creche Cria, a 34ª entregue por Dantas em pouco mais de um ano de mandatos. Governador e Renan levaram dois pré-candidatos à prefeitura da cidade, o empresário Rafael Tenório e o ex-prefeito Toninho Lins.

Por lá também estava Gilberto Gonçalves (PP), aliado fiel e escudeiro de Arthur Lira. A presença de GG parece ter atiçado o senador Renan, que num raro momento de fúria, saiu do seu normal e atacou fortemente o presidente da câmara. Acusou Lira de desviar recursos do antigo ‘orçamento secreto’, via prefeituras, inclusive a de Rio Largo - na frente de GG.

“A divergência é saudável na democracia. Eu não estou obrigado é a gostar da administração de Gilberto Gonçalves. Eu não vou concordar com o que o Arthur Lira faz ao estado de Alagoas. Recentemente o Arthur Lira privatizou a prefeitura de Maceió, nomeou seis ou sete secretários, da saúde, da educação, mais de 60%”, disse em seu discurso.

“Ele [Arthur] vai fazer em Maceió o que fez com o Hospital Veredas, botando a ex-prefeita de Campo Alegre para ser diretora financeira para drenar os recursos públicos do hospital. Eu não sei sinceramente o que está acontecendo em Rio Largo, eu só sei que enquanto o Arthur Lira tinha o orçamento secreto, ele se beneficiou diretamente e usou muitas prefeituras para lavar dinheiro, e isso precisa ser investigado”, disparou.

O blog ainda não sabe a reação de GG - saberemos e publicaremos nas próximas horas. Mas a força das palavras de Renan certamente indicam uma nova estratégia política do decano, mais agressiva nos municípios onde o MDB chega como franco-atirador, como Rio Largo.

Vale a pena, ainda, observar a reação de Arthur nos próximos dias. É a primeira vez que ele, objetivamente, sofre esse tipo de acusação de forma clara e sem ‘arrudeio’. A resposta pode vir na mesma moeda (a conferir o twitter nesta segunda-feira) ou mais ardilosamente, via atos em Brasília.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos