Bastidores

Bastidores

Bastidores

Desembargador concorda com indicação de advogado de Lula para o STF; “indiscutível que é qualificado tecnicamente”

Desembargador respondeu a questionamento do Blog Bastidores

05/06/2023 17h05 - Atualizado em 05/06/2023 17h05
Desembargador concorda com indicação de advogado de Lula para o STF; “indiscutível que é qualificado tecnicamente”

Cristiano Zanin, advogado indicado pelo presidente Lula (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF), tem três qualidades essenciais que o credenciam à função. Esta é a opinião do ex-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan.

Questionado pelo Blog Bastidores, Airan concorda com a indicação de Lula, e afirma que Zanin tem um “olhar carinhoso” com os mais vulneráveis, o que permitiu que Lula escolhesse com mais tranquilidade. O advogado foi seu defensor durante o período da prisão em Brasília, e foi o responsável pela sua soltura.

“Um candidato a ministro do STF precisa, a meu juízo, sua escolha ser norteada pela análise de três qualidades. A primeira é a competência técnica, e é indiscutível que Zanin é um sujeito qualificado tecnicamente, tanto que conseguiu, com muita persistência, vitórias importantes que conduziram o [hoje] presidente da República à liberdade e à retomada dos seus direitos políticos”, diz.

“A segunda qualidade é ter hombridade, honestidade e decência. Não há qualquer mácula nesse sentido. E a terceira é o compromisso com as grandes transformações sociais, a defesa das pessoas vulneráveis, que precisam de um olhar carinhoso, que me parece que ele também tem. Somando essas três qualidades, é uma ótima indicação”, completa o desembargador.

O cargo de ministro do STF está vago desde o dia 11 de abril, com a aposentadoria compulsória de Ricardo Lewandowski, que chegou aos 75 anos. A prerrogativa de indicação de ministros de cortes judiciais é do presidente da República, e logo após o candidato é sabatinado pelo senado, precisando ser aprovado por maioria simples do plenário.

A indicação de Zanin vem sofrendo críticas por parte da oposição a Lula, afirmando que a indicação de seu advogado pessoal é uma escolha personalíssima, e foge do princípio da impessoalidade previsto para o exercício de cargos na administração pública.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos