Bastidores

Bastidores

Bastidores

TSE confirma inelegibilidade de ex-prefeito de Limoeiro de Anadia

Marcelo Rodrigues (PSB) havia sido condenado pelo TRE por abuso de poder político

16/06/2023 17h05
TSE confirma inelegibilidade de ex-prefeito de Limoeiro de Anadia

O ex-prefeito da cidade de Limoeiro de Anadia, Marcelo Rodrigues Barbosa (PSB), teve sua condenação confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão publicada na manhã desta sexta-feira (16). Dessa forma, o ex-gestor está inelegível por oito anos, e terá que pagar uma multa.

Marcelo Rodrigues foi prefeito da cidade entre os anos de 2017 e 2020, ficando em terceiro lugar na disputa pela reeleição, com 2.987 votos (21,64%). Marlan Ferreira (PP) foi o vencedor da disputa, com 7.354 votos (53,27%).

Em 2022, o ex-prefeito foi condenado pela corte eleitoral estadual por abuso de poder político, após Marcelo efetuar um grande número de contratações temporárias para o município, e haver comprovação de que ele demitiu servidores contratados por motivos eleitorais, práticas vedadas pela lei.

O TSE negou provimento ao recurso especial eleitoral impetrado na corte pelos advogados de Marcelo Rodrigues, mas acolheu o pedido de reconsideração da multa, reduzindo a condenação pecuniária aplicada ao mínimo legal

Marcelo Rodrigues havia sido eleito prefeito nas eleições de 2016 apoiado pelo então ex-prefeito Marlan Ferreira, mas ambos romperam relações políticas algum tempo depois. Isolado, o então prefeito ainda tentou a reeleição em 2020 numa composição com o presidente da câmara, mas ambos amargaram o terceiro lugar na disputa.

O seu candidato a vice, José Valmir da Silva Filho, também foi condenado e está inelegível por oito anos.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos