Bastidores

Bastidores

Bastidores

[VÍDEO] Em sessão paralela marcada por muita confusão, vereadores escolhem novo presidente da Câmara de Porto Real do Colégio

Polícia foi chamada até o local, e energia elétrica do plenário foi cortada para que não houvesse a escolha

05/07/2023 07h07
[VÍDEO] Em sessão paralela marcada por muita confusão, vereadores escolhem novo presidente da Câmara de Porto Real do Colégio

Uma confusão tomou conta da Câmara de Vereadores de Porto Real do Colégio, no Baixo São Francisco, por conta da disputa em torno da mesa diretora da Casa. A sessão, ocorrida na última quarta-feira (28), foi seguida de muita discussão, reunião paralela de vereadores, corte de luz do plenário e até escatologia, como flatos e arrotos.

Os desentendimentos têm como pano de fundo a eleição para os cargos de presidente, vice e primeiro-secretário da câmara, funções que ficaram vagas após a cassação de mandatos de três vereadores do PP, ocorrida no início de junho. Junto aos três suplentes que assumiram os mandatos, outros quatro vereadores formaram maioria para escolher a nova mesa diretora da casa.

Esse acordo desagradou ao segundo-secretário da câmara, Tibúrcio Militão (Rep), único integrante da mesa que manteve o mandato, além de outros três vereadores - Bié, Jailson de Gila e Dinael Pedreiro, todos do Republicanos. De acordo com entendimento de Militão, ele deveria ser oficializado como presidente em definitivo - o que segundo a maioria dos vereadores, não tem previsão no regimento interno da casa.

Segundo informações obtidas pelo Blog Bastidores, o regimento interno prevê que em caso de vacância de cargos na mesa diretora, as eleições sejam convocadas com o mínimo de cinco dias de antecedência, e devem ser dirigidas por membro da mesa ou em caso de recusa deste, pelo vereador mais velho da casa.

Diante do impasse, a nova maioria composta por sete vereadores convocou sessão para a escolha dos novos integrantes da mesa, mas ao começar os trabalhos, o segundo secretário Tibúrcio Militão informou que não colocaria a eleição em pauta.

Dessa forma, mesmo sem acesso à mesa, os outros sete vereadores realizaram uma sessão paralela e elegeram os novos membros. Durante a votação, o procurador da casa advogado Júnior Magalhães teria mandado desligar a energia elétrica do plenário, porém os vereadores continuaram a escolha sob luzes dos celulares.

Ainda durante o tumulto, no momento do juramento dos novos membros da mesa, ouviu-se uma outra pessoa não identificada cantarolar a música “juramento do dedinho”, de Mano Walter. Na área externa da casa, a Polícia Militar foi chamada mas não adentrou no local. Segundo informações obtidas pelo Blog, outras pessoas também arrotaram e soltaram flatos (gases) durante a eleição.

Conforme entendimento dos vereadores que participaram do processo, foram eleitos para a nova mesa diretora os vereadores Dadá da Aldeia (Rep) Presidente, Adriano Padinga (Rep) vice-presidente e Isabelita Enfermeira (Rep) primeira secretária. Tibúrcio Militão foi mantido como segundo secretário.

Segundo o novo presidente Dadá da Aldeia, não haverá sessão nesta quarta-feira (05), já que o cartório local pediu cerca de dias para oficializar a nova gestão da mesa.

Veja o vídeo de momentos da sessão:

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos