Bastidores

Bastidores

Bastidores

Chuvas em AL: Renan Filho traz ministros ao estado, mas Lula não aparece

Presidente preferiu não passar pelo estado para evitar ‘climão’ entre os dois caciques regionais

10/07/2023 17h05
Chuvas em AL: Renan Filho traz ministros ao estado, mas Lula não aparece

Renan Filho vem a Alagoas nesta terça-feira (11), desta vez na condição oficial de ministro, para avaliar os danos causados pelas chuvas que caíram na capital e zona da mata alagoana. Renanzinho traz com ele o ministro da Integração Regional Waldez Góes, e o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Além da agenda oficial em Maceió, onde serão recebidos pelo governador Paulo Dantas e se reunirão com prefeitos e técnicos dos municípios afetados, Renan encaixou na agenda ministerial uma visita a um abrigo de desalojados em Murici, sua terra natal.

A ausência sentida é a do próprio presidente Lula, que tem se mostrado solidário a desastres naturais em outras partes do Brasil, mas pelo menos até agora não se manifestou sobre as enchentes em Alagoas.

A política, nesse caso, se sobrepõe à tragédia. Lula em Alagoas, trazido por Renan Filho, seria uma afronta à Arthur Lira, fiel aliado do presidente nas últimas reformas aprovadas no parlamento - ainda mais com o deputado fora do estado.

Este ano, já como presidente, Lula esteve em Araraquara (SP) para visitar pessoalmente as pessoas atingidas pelas chuvas na cidade - foi de lá que ficou sabendo dos atos golpistas que ocorriam em Brasília. O prefeito da cidade é petista, o governador alagoano não.

Com as águas baixando e o pior da tragédia passando, é improvável que Lula pise em território alagoano para tratar deste tema.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos