Bastidores

Bastidores

Bastidores

Renan Filho é o ministro não-petista mais bem avaliado do governo Lula, indica painel

Mecanismo de medição do portal Congresso em Foco ouve 70 parlamentares a cada três meses

26/07/2023 17h05 - Atualizado em 26/07/2023 17h05
Renan Filho é o ministro não-petista mais bem avaliado do governo Lula, indica painel

O ministro dos transportes de Lula e ex-governador Renan Filho (MDB) é o mais bem avaliado ministro não-petista do governo, segundo avaliação do Painel do Poder, ferramenta do Portal Congresso em Foco de avaliação que é realizada apenas com os senadores e deputados federais mais influentes do congresso.

Nesta lista, o ministro mais bem avaliado é o petista Fernando Haddad, com índice 15. Renan Filho (MDB) é o segundo colocado e primeiro não-petista, com índice 12. Logo após, aparecem Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Camilo Santana (educação) e Carlos Fávaro (Agricultura).

O índice do Painel é a soma das menções positivas menos as menções negativas. Haddad obteve 15 pontos, obtidas por 14 menções positivas. Os 12 pontos de Renan Filho foram obtidos a partir de 15 menções positivas, menos três negativas. A ministra mais mal avaliada da gestão Lula foi Daniella de Waguinho, do turismo, com índice -11. Ela não ocupa mais o ministério.

Um bom índice nesta escala indica que o ministro em questão mantém bom diálogo com o legislativo, e que atende às necessidades de deputados e senadores. A avaliação é feita a cada três meses, servindo como uma espécie de ‘termômetro’ da relação entre ministros e o parlamento.

Renan comemorou o ranking em suas redes sociais. “O diálogo fortalece a democracia e une as pessoas. O ministério dos transportes está aberto para conversar, ouvir e buscar soluções para desenvolver o país. Agradeço a avaliação positiva realizada junto aos principais líderes do legislativo”, disse.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos