Bastidores

Bastidores

Bastidores

Alinhamento de Luciano Barbosa com Renan e Arthur põe em xeque espaço de Rodrigo Cunha

Equação política para conseguir encaixar as quatro peças é bastante improvável

07/08/2023 17h05 - Atualizado em 07/08/2023 17h05
Alinhamento de Luciano Barbosa com Renan e Arthur põe em xeque espaço de Rodrigo Cunha

Na semana passada, mais uma vez, coube ao prefeito Luciano Barbosa a missão diplomática de receber, num intervalo de 24 horas, os rivais Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP) na capital do agreste. Um veio inaugurar um ginásio de esportes, o outro assinar ordens de serviço.

Mas este texto se dedica a analisar a postura de outro personagem frente ao cenário político que vai se formando em Arapiraca. Diante de um Luciano Barbosa cada vez mais alinhado a Calheiros e Lira, a pergunta é: onde cabe o senador Rodrigo Cunha?

Cunha foi o candidato de Barbosa ao governo em 2022 - muito mais por orientação de Arthur Lira do que por alguma proximidade com o senador. Tanto que a decisão do prefeito foi tomada aos 45 do segundo tempo, quando já não dava mais pra ser adiada.

Há alguma razão na frieza da relação entre ele e Rodrigo. São dois arapiraquenses com bom potencial político na cidade - então não é interessante para Luciano criar uma liderança que depois fique ‘maior’ que ele. No pós-Barbosa, outros nomes estão na mira do seu grupo para a prefeitura antes do senador.

O prefeito sabe que, em algum momento, pode bater chapa. Rodrigo, por sua vez, tem uma saída que pode evitar esse confronto político: tornar-se vice-prefeito do quase reeleito JHC em Maceió e deixar com que ele se torne governador do estado, refazendo sua caminhada como gestor da capital.

Este é o xadrez que pode definir o futuro de Rodrigo Cunha. Suas decisões (ou a ausência delas) em 2024 impactarão seu futuro em 2026.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos