Bastidores

Bastidores

Bastidores

Condenação de Washington Luís abre corrida por vaga de desembargador do TJ

Magistrado foi indicado à função na cota do Ministério Público do estado

23/08/2023 16h04 - Atualizado em 23/08/2023 16h04
Condenação de Washington Luís abre corrida por vaga de desembargador do TJ

Embora haja uma chance de ser revertida ou adiada pelo STF, a aposentadoria compulsória do desembargador Washington Luís, decretada na tarde desta terça (22) pelo CNJ, abriu a corrida pela vaga que se abre após sua saída da corte estadual.

Nos bastidores, pessoas da área jurídica já avaliam que o sucessor natural do agora ex-magistrado seria o procurador geral de justiça de Alagoas, Dr Márcio Roberto Tenório de Albuquerque. A vaga aberta por Washington Luís é da chamada cota do Ministério Público.

O pitoresco, neste caso, é que até janeiro de 2024 o MP terá que indicar outro membro para o Tribunal de Justiça. A vaga, desta vez, será a do desembargador José Carlos Malta Marques, que completa 75 anos e pela lei, se aposenta por idade.

Dessa forma, Roberto teria ‘duas chances’ - se não concorrer agora, tem outra oportunidade em janeiro. Dentro do MP, há o apoio necessário caso queira concorrer à função. Um movimento nesse sentido do atual PGJ, entretanto, abre uma outra frente - a de sua sucessão na chefia do MP alagoano.

Para este posto, ganha força neste momento o nome do decano Lean Araújo, que já exerceu a função por três vezes entre os anos de 1998 e 2002. Marcus Rômulo, primeiro colocado na última consulta interna do MP em 2022, também é nome forte.

Enfim, TJ e MP passarão por meses agitados e de muita expectativa.Vale ressaltar ainda que a escolha final, tanto do novo desembargador como de um futuro chefe do MP, passa pelo governador do estado, que é quem assina as indicações.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos