Bastidores

Bastidores

Bastidores

Apadrinhado por Renan, ministro do TCU é um dos favoritos para nova vaga no STF

Bruno Dantas corre atrás de vaga que também pode ser ocupada por Jorge Messias

30/08/2023 17h05
Apadrinhado por Renan, ministro do TCU é um dos favoritos para nova vaga no STF

Ainda com a indicação de Cristiano Zanin viva na cabeça, o presidente Lula (PT) indica até novembro mais um ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF), órgão máximo do judiciário brasileiro que vem tendo grande protagonismo nos últimos anos.

Três candidatos correm atrás deste ‘sonho dourado’ - ser ministro do supremo é o apogeu da carreira jurídica no Brasil. Abertamente, Bruno Dantas, atual presidente do Tribunal de Contas da União e Jorge Messias (o ‘Bessias’ da ligação de Dilma Rousseff), atual Advogado Geral da União, são os favoritos.

Flávio Dino, atual ministro da justiça, corre por fora.

Como sói acontecer, este é o período em que o presidente é bombardeado pelo lobby dos três candidatos, e um deles tem o apoio de um personagem bastante conhecido no meio - o senador Renan Calheiros.

O preferido de Renan é o presidente do TCU, Bruno Dantas (que não tem parentesco com o governador do estado, Paulo Dantas). Bruno é íntimo do MDB desde os tempos em que o manda-chuva do partido era o ex-presidente José Sarney.

Fato é que, ressabiado com as últimas decisões de Zanin como ministro do STF e pressionado pelo PT a “não errar”, Lula pensa cada vez mais em escolher um nome militante para a corte, o que aumenta as chances de Jorge Messias, petista do tempo das vacas magras.

Ao fim e ao cabo, esta é a dúvida cruel de Lula: atender ao coração e à militância e escolher Messias, ou atender ao mundo político e a Renan e dar oportunidade a Dantas, outra opção que certamente vai passar longe dos fundamentalismos.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos