Bastidores

Bastidores

Bastidores

Pró impeachment de Dilma, Maurício Quintella está prestes a assumir cargo de segundo escalão no governo Lula

Ex-deputado federal foi um dos artífices do impeachment da ex-presidente

11/09/2023 17h05 - Atualizado em 11/09/2023 17h05
Pró impeachment de Dilma, Maurício Quintella está prestes a assumir cargo de segundo escalão no governo Lula

Convertido novamente ao Lulismo após ser um dos organizadores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016, o ex-deputado federal Maurício Quintella pavimenta seu retorno à Brasília - desta vez num cargo de segundo escalão, a presidência do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB).

O IRB é uma empresa de capital misto, ex-estatal, privatizada ainda em 2013 no governo de Dilma Rousseff. Mesmo privada, o governo mantém um percentual das ações e o direito de indicar o presidente no conselho de administração - o que na prática, implica em assumir a direção da corporação.

O posicionamento político de Quintella tem sido uma colcha de retalhos desde 2015, quando saiu da base de apoio de Dilma e assumiu a função de coordenador do impeachment na câmara. Fazia vídeos diários com a ‘contagem’ de deputados a favor do processo.

Após consumada a cassação da ex-presidente, ele assumiu um dos mais importantes ministérios do presidente Michel Temer - o de Transportes, Portos e Aeroportos, entre 2016 e 2018, quando renunciou para concorrer ao cargo de senador por Alagoas.

Derrotado e sem mandato, o ex-deputado voltou para Alagoas e aliou-se aos Calheiros - nos últimos quatro anos, foi secretário de infraestrutura do estado e contumaz crítico do ex-presidente Jair Bolsonaro. Candidato novamente desta vez à câmara dos deputados, não obteve sucesso.

Como prêmio de consolação pela postura anti-bolsonarista dos últimos anos, Quintella foi beneficiado com o ‘esquecimento’ de Lula, que agora avalizou a indicação de Renan Calheiros para que ele assuma a direção do IRB.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos