Bastidores

Bastidores

Bastidores

Em pesquisa com senadores, Renan Calheiros aparece como forte candidato à presidência da casa

Seria a sexta vez que o senador alagoano buscaria o cargo; ele foi derrotado em 2019

26/10/2023 17h05
Em pesquisa com senadores, Renan Calheiros aparece como forte candidato à presidência da casa

Em medição mensal realizada pelo Portal Congresso em Foco, especializado na cobertura política de Brasília, o senador Renan Calheiros (MDB) é apontado pelos líderes de partidos com representação na casa como um dos favoritos na próxima eleição para a presidência da mesa diretora da Casa.

O processo de escolha dos novos membros da mesa acontece na primeira sessão de 2025, após o recesso parlamentar. O mandato tem validade de dois anos. Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do senado, foi reeleito em 2022 e não pode mais concorrer.

A pesquisa, no entanto, situa Calheiros bem atrás do favorito para a disputa se as eleições fossem hoje - o ex-presidente da casa Davi Alcolumbre (União-AP). Atualmente, o senador é o presidente da principal comissão da Casa, a de Constituição e Justiça.

Quando perguntados sobre quem eles acham que vai vencer a próxima eleição para a presidência do senado, Alcolumbre foi o mais citado, com 41%; Renan ficou em segundo, com 18%; e Rogério Marinho (PL-RN) foi o terceiro, com 17%.

Caso aceite disputar novamente a presidência da Casa, Renan pode novamente enfrentar Alcolumbre, que o venceu em 2019 após o alagoano desistir da disputa na reta final do processo. No entanto, naquele momento o amapaense era o candidato oficial do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Numa repetição da disputa sob o governo de Lula, não se sabe a quem o presidente entregaria o seu apoio - mesmo considerando que Calheiros é bem mais próximo do petista do que Alcolumbre.

O painel do portal Congresso em Foco é realizado mensalmente. Todos os líderes com representação partidária na Casa são consultados sobre diversos temas.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos