Bastidores

Bastidores

Bastidores

Ronaldo Lessa atua como ‘bombeiro do PDT’ e evita racha do partido no Ceará

Vice-governador teve que intervir na ‘treta’ familiar entre os irmãos Gomes em reunião da executiva do partido

31/10/2023 12h12 - Atualizado em 31/10/2023 12h12
Ronaldo Lessa atua como ‘bombeiro do PDT’ e evita racha do partido no Ceará

A disputa de poder em torno dos irmãos Gomes no PDT e no estado do Ceará envolveu, na semana passada, o vice-governador alagoano Ronaldo Lessa. Em uma reunião do diretório nacional da legenda na última sexta-feira (27) no Rio de Janeiro, Lessa discursou em meio à tensão entre os presentes.

Na ocasião, o vice-governador atuou como ‘bombeiro’ diminuindo (ou tentando) a temperatura entre Cid Gomes, senador e ex-governador do Ceará, e seu irmão Ciro Gomes. Ambos travam uma disputa pelo comando da legenda no estado e os rumos do partido na eleição municipal.

Ciro rompeu com Cid em 2022, quando este último apoiou o nome de Elmano Freitas (PT) ao governo do estado. Em 2024, Elmano e o PT cearense pretendem lançar um petista para a prefeitura de Fortaleza, o que irritou Ciro Gomes.

A briga, uma mistura de público com privado, invadiu e dominou a reunião da executiva nacional do partido, da qual Lessa faz parte. Com a experiência de já ter passado por quase todos os cargos da política nacional, o alagoano acalmou os ânimos e conseguiu postergar o debate para um outro momento.

“Não é saída a gente discutir isso hoje. Exaurimos os argumentos, você (Cid) já fez tudo que podia. Colocou o que tinha que colocar. Agora a gente vai trabalhar para deixar o partido se destruir no Ceará? Não. Fazer isso é prejudicar o partido em todo Brasil”, disse Ronaldo.

Ele está certo. Praticamente erradicado na maior parte do Brasil nas últimas eleições e com a bancada na Câmara reduzida a 18 deputados, o PDT depende da união mesmo que tensa dos irmãos Gomes para poder se reerguer.

Quem sabe os Gomes do Ceará possam mirar-se no exemplo do próprio Lessa, que teve que engolir o orgulho, assumir a pequenez por um curto período, e assim ressurgiu na política alagoana como grande liderança. Deu o passo atrás, e hoje caminha vinte à frente.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos