Bastidores

Bastidores

Bastidores

Impeachment de Lula tem assinatura de dois deputados alagoanos

Requerimento de abertura de processo de cassação de Lula foi pedido pela deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL)

19/02/2024 17h05
Impeachment de Lula tem assinatura de dois deputados alagoanos

Um pedido de impeachment do presidente Lula (PT) está sendo articulado por deputados da oposição. Segundo eles, o chefe do executivo cometeu crime de responsabilidade ao comparar as ações do governo de Israel na Faixa de Gaza ao holocausto, extermínio de judeus durante a segunda guerra mundial, que matou cerca de seis milhões de pessoas.

Até o final da tarde desta segunda-feira (19), 87 parlamentares já haviam assinado o documento, de autoria da deputada paulista Carla Zambelli (PL). Dentre os solicitantes, estão dois alagoanos: Alfredo Gaspar (União) e Delegado Fábio Costa (PP).

Para poder ser protocolado na mesa da Câmara, Zambelli precisa reunir as assinaturas de pelo menos 171 deputados. Atualmente, o maior partido de oposição a Lula, o PL, tem 96 parlamentares - porém, alguns integrantes da legenda costumam votar com a base do governo, e não devem assinar o pedido.

Sem a totalidade das assinaturas necessárias no seu partido, resta à deputada buscar apoio de parlamentares de oposição em outras legendas - como o União Brasil e o PP, partidos dos alagoanos que até o momento assinaram o documento.

Caso o pedido de impeachment chegue ao número mágico de 171 assinaturas, outro alagoano será personagem central deste tema: o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira. É ele, em última instância, que decide se lê o requerimento ou ‘engaveta’ o pedido, pelo tempo que lhe for propício.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos