Bastidores

Bastidores

Bastidores

Sérgio do Sindicato molda chapa no PDT que pode deixar 3 vereadores sem mandato

Atual presidente da câmara é o mais forte entre postulantes do partido

28/02/2024 17h05 - Atualizado em 28/02/2024 17h05
Sérgio do Sindicato molda chapa no PDT que pode deixar 3 vereadores sem mandato

Na engenharia de montagem das chapas proporcionais para as eleições deste ano, alguns vereadores da base de Luciano Barbosa (MDB) ganharam a possibilidade de reeleição um pouco mais tranquila. Outros, nem tanto.

Dentre os ‘felizardos’ com este processo, está o vereador Sérgio do Sindicato - atualmente no PSDB, porém já de malas prontas para o PDT do vice-governador Ronaldo Lessa.

Se nas demais chapas governistas, como a do PP e a do MDB, estarão vereadores com previsão de votações equivalentes, a balança é absolutamente favorável para Sérgio no PDT, que não terá que se preocupar em ‘olhar no retrovisor’ e enxergar um concorrente na sua legenda.

Em 2020, Sérgio foi o terceiro vereador mais votado de Arapiraca, com 3.481 votos. Vitaminado com a presidência da Câmara e o alinhamento com Barbosa, a tendência é que repita ou até mesmo supere esta votação neste ano.

Para ‘ajudar’ Sérgio, na chapa, estão outros três parlamentares com votação bem mais modesta. Ginaldo Muniz, o Bicudo, obteve 1.382 votos em 2020; Zé Carlinhos conseguiu se eleger com 908 votos, e só foi mais bem votado que o ‘lanterninha’ de 2020, Vicente do Remédio, eleito com 726 votos.

As contas

Juntos em 2024, os três colegas do presidente do legislativo terão que suar para conseguir renovar seus mandatos. Se repetirem as votações de 2020, os quatro somariam cerca de 6.500 votos, numa eleição cuja previsão de coeficiente eleitoral é de cerca de 6 mil votos.

Desta forma, apenas o mais votado da chapa teria vaga direta na câmara - somando-se a votação dos demais candidatos, é possível que o PDT consiga eleger mais um representante, pela média geral. Para um terceiro eleito, a missão é praticamente impossível: seriam mais de 12 mil votos.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos