Bastidores

Bastidores

Bastidores

Ronaldo Lessa: “Vou ser governador em 2026, que o Paulo vai sair”

Atual vice-governador do estado falou sobre a sucessão no poder durante discurso no agreste

08/03/2024 17h05
Ronaldo Lessa: “Vou ser governador em 2026, que o Paulo vai sair”

A frase de efeito foi dita pelo atual vice-governador, durante discurso em ato de filiação ao PDT na cidade de Junqueiro, agreste alagoano, nesta sexta (08). Quase profética, ela demonstra que Lessa aguarda sim, ansiosamente, que Paulo Dantas dispute as eleições de 2026.

“Fui vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, prefeito, vice-prefeito, hoje sou vice-governador. E vou ser governador em 2026, porque Paulo vai sair porque tem que continuar, ou como senador ou como deputado federal, e eu vou novamente governar esse estado”, disse.

O xadrez para que Ronaldo assuma novamente o governo do estado, mesmo que temporariamente, não é tão simples e não depende somente da decisão do governador.

Haverá, em 2026, duas vagas a serem disponibilizadas ao senado - as que hoje são ocupadas por Renan Calheiros (MDB) e Rodrigo Cunha (Pode). E caso Dantas se candidate a alguma delas, vai ter que disputá-las com nomes pesados do seu grupo, a começar pelo próprio Calheiros.

Além dele, Paulão (PT) é outro que já reivindicou, como liderança do partido de Lula, uma das vagas ao senado - e pode ter o lobby do próprio presidente para conseguir a indicação, dependendo do próprio Lula ser candidato à reeleição.

A costura política pode fazer até mesmo com que Arthur Lira (PP), hoje inimigo dos Calheiros, seja um dos candidatos ‘lulistas’ ao senado em 2026 ao lado de Renan, tirando as possibilidades de Paulo Dantas fazer essa dobradinha.

A chance mais concreta, dizem os analistas próximos, é de que Dantas conclua o mandato e apoie um nome para o governo do estado - que pode ser o do próprio Ronaldo, mas aí também a fila é longa.

Enfim, resta ao experiente ex-governador segurar a ansiedade, porque antes de 2026 ainda haverá um outro encontro do eleitor com as urnas - em 2024.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos