Esportes Mundo

Suárez dá show, marca três gols e Barcelona é campeão espanhol

Por Claudio barbosa com ESPN.com.br 15/05/2016 08h08
Suárez dá show, marca três gols e Barcelona é campeão espanhol

O Barcelona conquistou o título espanhol. A equipe catalã garantiu o título neste sábado ao vencer o Granada, por 3 a 0, fora de casa. O uruguaio Suárez brilhou, marcando os três gols do jogo, chegando a marca de 40 em todo o campeonato, consagrando-se como artilheiro.

A segunda conquista seguida, a 24ª na história, foi confirmada com vitória, por 3 a 0, sobre o Granada, fora de casa, com três gols do artilheiro Luis Suárez, que abriu o placar aos 22 minutos de jogo, ampliou aos 38 e fechou a conta aos 41 do segundo tempo.
O triunfo deixou os catalães com 91 pontos, um a mais do que o Real Madrid, que superou o Deportivo La Coruña.

Para o Barcelona, a conquista em 2015/16 poderia ter sido mais tranquila. Na 30ª rodada - a oito jogos do fim -, a diferença para o vice-líder Atlético de Madri era de nove pontos. Já uma rodada antes, a equipe tinha 12 pontos de folga em relação ao Real Madrid.

Só que um momento irregular, com uma sequência de três derrotas seguidas no Espanhol (para Real Madrid, Real Sociedad e Valencia), precedida por um empate com o Villarreal, reabriu a disputa. Em meio a má fase, os catalães ainda foram eliminados nas quartas de final da Champions diante do Atlético de Madri.

A gordura conquistada, contudo, foi suficiente durante o período de vacas magras - ao longo da liga, o time azul e grená chegou a ficar 22 confrontos sem perder, com 19 triunfos e três empates.
Quando o Barcelona se recuperou, em boa parte graças a uma temporada magistral de Suárez, então, só administrou o que restava de vantagem para assegurar a taça.