Esportes Brasil

Pesquisa: Conheça os 20 clubes que vão disputar a série C 2016

Por Claudio Barbosa 21/05/2016 09h09

ASA (AL)

Enfrentando algumas dificuldades financeiras e administrrativas, está conseguindo se organizar com apoio de torcedores e algumas lideranças da cidade. O médico Hellycarlos Albuquerque assumiu a presidencia da equipe, contratou o técnico Jaelson Marcelino e o preparador físico Rodrigo Albuquerque. No elenco, remanescentes do campeonato alagoano, junto com novos contratados Thiago Braga, Diogo, Jailton, Edjailson, Gilmar, Jefferson Baiano, Ferreira, Igor, Willames José, Aurélio, João Paulo, Ivanzinho e Jonata. 

ABC(RN)

Motivado pela conquista do campeonato potiguar, o ABC estreia na série C enfrentando justamente seu rival América, na Arena das Dunas, neste domingo (22), às 19 horas. Comandado pelo experiente técnico Geninho, manteve a base do estadual com jogadores conhecidos a exemplo dos zagueiros Gustavo Bastos e Léo Fortunato, meio campistas Márcio Passos e Lúcio Flávio e o atacante Nando, que foi artilheiro e escolhido o craque do campeonato potiguar.

América (RN)

O América passou por uma reestruturação e contratou o técnico Sérgio China, que estava no Salgueiro. Entre os reforços contratados está o experiente volante Bruno Formigoni e o meia de articulação Raphael Toledo. O objetivo é trabalhar com um elenco enxuto, com cerca de 26 jogadores.

Botafogo (PB)

A equipe do Botafogo começa a competição embalada por ter garantido presença na final do paraibano e, na Copa do Brasil, conseguiu uma inédita classificação para a terceira fase. O técnico é Itamar Schulle, que já está preparando o grupo para a partida estreia, na quarta-feira (25), diante do Salgueiro (PE).

Confiança (SE)

Após fracassar no certame sergipano, o Confiança trouxe de volta o técnico Betinho- que teve uma rápida passagem pelo ASA. Vários jogadores foram dispensados e chegaram ao clube o goleiro Júnior Belliato, o lateral-esquerdo Nichollas, zagueiro Maurão, volante Jardel, os meias Djalma e Cascata, além do lateral-esquerdo Assis e os atacantes Matheus Paraná e Joãozinho. Apesar das dispensas, foi mantida uma boa base do time que disputou o sergipano, incluindo o atacante Leandro Kivel.


Cuiabá (MT)

O Cuiabá fará o jogo de abertura da Série C, neste sábado, às 19 horas, enfrentando o Remo, na Arena Pantanal. Depois de ser eliminado em três competições no primeiro semestre: estadual, Copa Verde e Copa do Brasil, o Dourado passou por uma extensa reformulação no elenco. Comandado pelo experiente em acessos Flávio Araújo, contratou até agora 17 jogadores. No grupo, estão jogadores conhecidos em nossa região, a exemplo dos zagueiros Edvânio ( ex-ASA) e Lucão , laterais Chiquinho Alagoano (ex-ASA) e Alex Murici, volantes Bogé e Léo Salino e o atacante Uéderson (ex-ASA).

Fortaleza (CE)

Comandado por Marquinhos Santos, o Fortaleza se sagrou campeão cearence e eliminou o Flamengo (RJ) na Copa do Brasil, avançando para a terceira fase. Porém, a prioridade é a série C, que o time estreia na segunda-feira (23) enfrentando o River, na Arena Castelão. Em busca do tão sonhado acesso a série B, tem no elenco jogadores conhecidos como o goleiro Ricardo Berna, zagueiro Wilian Simões, meio campistas Pio e Dudu Cearense, e os atacantes Everton e Anselmo.

Remo (PA)

Comandado por Marcelo Veiga, a equipe paraense busca o acesso e, para isso, se reforçou bastante para a competição. Tem na sua base atletas experientes, começando pelo goleiro Fernando Henrique, zagueiro Brinner, o meia Eduardo Ramos e o atacante Ciro. Ainda no elenco figuras conhecidas, como o lateral João Victor (ex-ASA e CRB) e o experiente volante Alisson.

River (PI)

Comandado pelo alagoano Capitão, a equipe enfrenta alguns problemas financeiros. Porém, concentra suas atenções na série C e busca mais um acesso, desta vez para a série B. Entre os mais conhecidos do elenco, o lateral direito Totty, o zagueiro Índio ( que já teve passagem pelo ASA), os meias Júnior Xuxa e Almir Dias. Outro velho conhecido é o experiente lateral Rafinha, ex-CRB e ASA.

Salgueiro (PE)
O elenco do Salgueiro foi reformulado para a disputa da Série C. Evandro Guimarães, que em Alagoas trabalhou no Coruripe, assumiu o comando do técnico do time. Alguns jogadores deixaram o clube, entre eles, o atacante Anderson Lessa. Reforços foram contratados, notadamente o volante Maicon e o atacante Tatu, que trabalharam com o técnico no Vitória da Conquista (BA). O lateral esquerdo Marcos Tamandaré e o volante Moreilândia continuam sendo referências da equipe pernambucana.

Grupo B:

Botafogo (SP)


O técnico Márcio Fernandes manteve a base que encerrou o campeonato paulista. No elenco permanecem o zagueiro Mirita e o lateral esquerdo Augusto Ramos, que já tiveram passagens pelo ASA. Outros destaques do grupo, o meia Rodrigo Thiesen e o atacante Samuel Santos. A estreia do Botafogo frente o Mogi Mirim, teve a data alterada para a segunda-feira, dia 23, às 15 horas, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

Guarani (SP)

Comandado por Marcelo Chamusca, o Guarani contratou 15 reforços, promovendo uma reformulação completa do grupo. Do time titular que fracassou na Série A2, sobraram apenas o lateral Denis Neves, o volante Lenon e os meias Fumagalli, João Vittor e Watson. Um tabu: a equipe carrega consigo um histórico negativo de estreias na competição, uma vez que nas outras cinco vezes em que abriu o torneio não conseguiu vencer nenhum adversário.

Guaratinguetá (SP)

A equipe fechou uma parceria com a Internacional de Limeira e mandará seus jogos no estádio Agostinho Prada, na cidade de Limeira. Por débito com a Prefeitura, a equipe não pode atuar no estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá. O técnico será João Telê, que cuida também da parte administrativa do clube.

Mogi (SP)

Comandado por Leston Junior, que ano passado garantiu o acesso do Tupi (MG), a equipe do Mogi fez 15 contratações, entre eles, o a atacante Edmar, que já teve passagem pelo CRB. Também fazem parte do grupo atletas experientes nessa competição, o lateral esquerdo Bruno Ré, os meias Diego Torres e Kaio Wilker. Do time titular que encerrou o paulista, ficaram somente três remanescentes. O Mogi Mirim estreia no dia 22 (domingo), às 19h, contra o Botafogo-SP, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.


Portuguesa (SP)

Enfrentando uma grave crise financeira e problemas administrativos, a Portuguesa colocou o ex-zagueiro do São Paulo e do Corinthians, Anderson Beraldo, como treinador e ele está conseguindo agradar o torcedor da Lusa. No grupo estão se destacando o lateral Digão, zagueiro Talis, volante Boquita, meia Gustavo Tocantins e os atacantes Diego Gonçalves e Bruno Mineiro. O volante Milton Júnior (que teve passagem no ASA) segue na equipe, e saiu recentemente do Departamento Médico, onde estava tratando de uma lesão.


Boa Esporte(MG)

Julinho Camargo é novo treinador do Boa Esporte (MG). Ele chega com a missão de quebrar a sequência de rebaixamentos sofridos pelo clube, buscar o acesso e reconduzir o Boa Esporte para a Série B do Brasileirão. Entre os reforços está o lateral-direito Tiago Baiano ( ex-ASA), que estava no Villa Nova-MG. Outro nome conhecido é do atacante Daniel Cruz, com passagens por Santa Rita, CRB e Botafogo PB. Radamés se recupera de uma lesão e só volta a jogar em agosto. O Boa estreia em casa no domingo, enfrentando o também mineiro Tombense.

Tombense (MG)

O time da Tombense é comandado por Moacir Júnior e tem em seu elenco jogadores experientes. É o caso do zagueiro Jorge Luiz, 34 anos, com passagens por Internacional, Vasco e Atlético-MG, além de Guarani, São Caetano, Ceará e o português Vitória de Setúbal.

Juventude (RS)

Comandado pelo experiente Antônio Carlos Zago, o time chegou a decisão do campeonato gaúcho contra o Internacional, ficando com o vice campeonato. Na Copa do Brasil, conseguiu eliminar o Coritiba e passou para a terceira fase. Motivado entra na competição com um grupo mesclado de atletas jovens e experientes, em busca do acesso. Time base: Elias; Vidal, Klaus, Heverton e Pará; Wanderson, Itaqui, Lucas, Wallacer e Bruno Ribeiro; Roberson.

Ypiranga (RS)

O Ypiranga de Erechim (RS) tem como técnico Leocir Dall` astra, que já foi treinador do ASA. Já recuperado de lesão, o atacante Tulio Renan tem presença assegurada na estreia, na segunda-feira, frente o Juventude. A equipe deve iniciar com Carlão; Márcio Lima, Negretti, Laerte e Sander; Jessé, Robson, Maycon e Danilinho; Túlio Renan (Mikael) e João Paulo.

Macaé (RJ)

Comandado pelo técnico Mário Marques, buscou reforços em equipes como Vasco, Botafogo, Tigres e Bonsucesso. Ao todo, foram feitas 14 contratações até o momento. O Macaé estreia na Série C do Brasileiro na segunda-feira, dia 23, às 15h, contra a Portuguesa, no Canindé.