Esportes Brasil

Após confusão, estádio Mané Garrincha é interditado para jogos de futebol

Por Claudio Barbosa com G1 09/06/2016 11h11
Após confusão, estádio Mané Garrincha é interditado para jogos de futebol

Após confusão no último domingo, na partida entre Flamengo e Palmeiras, o Mané Garrincha não poderá mais receber partidas de futebol. A decisão foi tomada pelo presidente do STJD, Caio Cesar Rocha, depois que a Procuradoria emitiu pedido para a interdição. Rocha afirma em documento que o local não possui condições para receber jogos com a devida segurança. O estádio deve ser mantido fechado até que sejam apresentadas soluções que garantam a plena segurança dos envolvidos.


No final desta quarta, o presidente do STJD acrescentou nova informação à decisão de interditar o estádio. Em ofício encaminhado à Diretoria de Competições da CBF e à Federação Brasiliense de Futebol, Caio Rocha intima as entidades a determinar o local do jogo Fluminense x Corinthians, previamente marcado para o Mané Garrincha no próximo dia 16 de junho. De acordo com o documento, caso o jogo seja mantido no estádio, "assumirá ela (CBF), juntamente com os clubes, a responsabilidade pela segurança na praça desportiva". 

O pedido da Procuradoria ocorreu após as brigas e desordens ocorridas no intervalo da partida que terminou em 2 a 1 para os paulistas, pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O episódio gerou denúncia, e o Flamengo será julgado no artigo 211 do CBJD. Além disso, o procurador-geral Paulo Schmitt pediu ainda que uma liminar fosse emitida para que o estádio Mané Garrincha fosse interditado em caráter urgente.


Após análise do documento, o presidente do STJD deferiu a interdição do estádio até que sejam apresentadas soluções que garantam a completa segurança, tais como infraestrutura ou ações específicas de segurança. A decisão se restringe para realização de jogos de futebol e não se aplica a outros eventos.


Na próxima semana, o estádio receberia dois jogos. Na quinta-feira, dia 16, Fluminense e Corinthians se enfrentariam em Brasília. No domingo, dia 19, seria a vez de Flamengo e São Paulo. Sem o Maracanã, os cariocas agora terão que procurar outro lugar para mandar seus jogos.