Esportes Mundo

Hoje na Euro: o mais famoso, o quarentão e filho pela memória do pai

Por Claudio Barbosa com G1 14/06/2016 09h09
Hoje na Euro: o mais famoso, o quarentão e filho pela memória do pai
Kiraly na entrevista coletiva da Hungria: quarentão na Eurocopa - Foto: (Foto: Tibor Illyes/MTI via AP)

A Eurocopa continua nesta terça-feira (14) . Quatro das 24 seleções, todas do Grupo F, entram em campo pela primeira vez para fechar a rodada inicial.Os jogos começam a partir de 13h, seguindo até às 18h (todos horários de Brasília). 

ÁUSTRIA X HUNGRIA - 13H

Em Bordeaux, o confronto entre vizinhos com capitais separadas por apenas 250 quilômetros acontece pela primeira vez na Eurocopa em 82 anos. Além de ter essa particularidade, a partida de número 137 entre as duas seleções é especial para dois jogadores, um de cada lado, por razões bem distintas. Primeiro, o número 1. O goleiro húngaro Gábor Király vai se tornar o jogador mais velho a entrar em campo na história da Eurocopa. É o primeiro quarentão a participar da competição como jogador.

Do outro lado, uma história de vida, nem tão longa, mas recentemente triste. O meia György Garics, de 32 anos, perdeu o pai, ex-jogador de clubes húngaros, na quinta-feira da semana passada, morto por câncer. Nascido no país vizinho, ficou lá até o 14 anos, quando se mudou para Viena. Optou por defender a Áustria e estreou na seleção em 2006. Mas, em uma década, nunca enfrentou a equipe nacional de sua terra natal. O que não vai deixar de fazer por causa de uma promessa no leito de morte do familiar. O jogador prometeu cantar os dois hinos antes da partida como forma de homenagear o seu pai.

PORTUGAL X ISLÂNDIA - 16H

Um dia depois de Ibrahimovic ser o centro das atenções no quesito destaque individual, o mais famoso dos 552 jogadores inscritos no torneio entra em campo. Em Saint-Étienne, Cristiano Ronaldo enfrenta os estreantes da surpreendente Islândia, responsável pela eliminação da Holanda no torneio qualificatório para a Euro. Poderia ser mais um começo qualquer de campanha para o craque, mas o jogo também representa um recorde para ele. Chega ao de número 127 pela seleção lusa, igualando a marca de Figo.

O recordista da Islândia tem a chance de disputar a sua primeira competição internacional pela seleção. Com 86 partidas e maior artilheiro de todos os tempos pelo país somando 26 gols, o veterano Gudjohnsen volta ao cenário internacional aos 37 anos. É aquele mesmo que jogou pelo Chelsea e depois foi companheiro de Ronaldinho Gaúcho no Barcelona, na metade final da década passada.

Tags: