Esportes Mundo

CR7 x Lewa: Portugal e Polônia abrem as quartas com choque de matadores

Por Claudio Barbosa com G1 30/06/2016 11h11

O Vélodrome, em Marselha, dará nesta quinta-feira o pontapé inicial nas quartas de final da Eurocopa. O estádio vai receber o duelo entre Portugal e Polônia e, de quebra, o choque entre dois dos maiores matadores da atualidade: Cristiano Ronaldo e Robert Lewandowski.A partida começa às 16h (horário de Brasília). O vencedor avança às semifinais e encara quem sair do confronto entre País de Gales e Bélgica.

Os momentos tanto de Cristiano quanto de Lewandowski não são os melhores possíveis. Principalmente o do polonês. Ele ainda não marcou nos quatro jogos que disputou nesta Eurocopa e está rendendo abaixo do esperado. Bem diferente do que ele fez nas eliminatórias para o torneio, quando igualou o recorde de gols ao fazer 13 em 10 partidas, média impressionante de 1,3 gol por jogo. Por fatos como esse, o capitão foi o principal responsável por levar a Polônia à Euro. Mas é fato também que está devendo neste momento. Alvo de críticas da imprensa polonesa, Lewa foi defendido pelo treinador Adam Nawalka.

Nas eliminatórias, Cristiano Ronaldo fez 5 gols nos 6 jogos que disputou, média de 0,83. Mas ele está melhor do que Lewa nesta Eurocopa, com 2 gols em 4 partidas, média de 0,5, e também foi superior na temporada pelo clube. Enquanto o português alcançou a incrível média de 1,06 ao marcar 51 gols em 48 jogos pelo Real Madrid, o polonês fez "apenas" 42 gols em 51 partidas pelo Bayern de Munique, o que dá uma média de 0,82.

Assim como Cristiano e Lewandowski, Portugal e Polônia também estão devendo um melhor futebol na Eurocopa, apesar de estarem nas quartas. Avançaram, mas ainda não convenceram.