Esportes Mundo

Alemanha ou França, quem vai enfrentar Portugal na grande final ?

Por Claudio Barbosa com agências 07/07/2016 11h11
Alemanha ou França, quem vai enfrentar Portugal na grande final ?
Pogba é um dos destaques da França na Eurocopa de 2016 - Foto: (Foto: Reuters)

Alemanha x França fazem na tarde desta quinta-feira (07) a segunda partida das semifinais da Eurocopa. O duelo irá definir quem vai para a final da competição diante de Portugal, que garantiu presenaça na final ao eliminar País de Gales. A partida desta tarde em Marselha, é para alguns a final antecipada da competição. Existe uma longa rivalidade, muitos jogos já aconteceram entre alemães e franceses, porém, é o primeiro encontro entre as duas seleções numa Eurocopa. 

São 85 anos de rivalidade, 27 partidas e inúmeras histórias entre os dois países vizinhos - potências europeias, inimigas de guerras e cofundadoras da comunidade comercial que resultaria na criação da União Europeia.

Entre estas inúmeras histórias, praticamente todos os atletas de ambos os elencos convocados para esta Eurocopa estavam presentes no Stade de France, em 13 de novembro de 2015 - a data do pior ataque terrorista na França pós-Segunda Guerra.

Enquanto a França vencia a Alemanha por 2 a 0 (gols de Olivier Giroud e André-Pierre Gignac), homens-bomba se explodiram do lado de fora do estádio e terroristas executaram uma carnificina no centro de Paris. Cortado da Eurocopa devido a uma lesão, o volante Lassana Diara atuou como titular naquele amistoso - sua prima foi uma das 130 vítimas dos atentados. 

Símbolo de uma França unida, os comandados do treinador Didier Deschamps podem dar uma alegria momentânea à machucada sociedade francesa, conquistando o título da Eurocopa 2016. Para tal, a Équipe Tricolore precisa quebrar um tabu histórico e vingar a eliminação do Mundial do Brasil.

O treinador alemão Joachim Löw confirmou a escalação de Bastian Schweinsteiger. O volante participou do treinamento que antecede à partida sem sentir dores. "Esclareci as minhas dúvidas. Já tenho a escalação na minha cabeça", garantiu Löw. Com três desfalques confirmados (Sami Khedira, Mario Gómez e Mats Hummels), o treinador alemão enfrentou problemas para definir seus substitutos e o esquema tático.

Prováveis escalações:

França: Hugo Lloris; Bacary Sagna, Adil Rami, Laurent Koscielny e Patrice Evra; Blaise Matuidi e Paul Pogba; Moussa Sissoko, Dimitri Payet e Antoine Griezmann; Olivier Giroud.

Alemanha: Manuel Neuer; Joshua Kimmich, Jérôme Boateng, Benedikt Höwedes e Jonas Hector; Bastian Schweinsteiger e Toni Kroos; Mesut Özil, Julian Draxler e Thomas Müller; Mario Götze.