Esportes Brasil

Mogi Mirim é punido no STJD por jogador irregular, mas permanece na série C

Por Claudio Barbosa com Globoesporte 19/09/2016 16h04
Mogi Mirim é punido no STJD por jogador irregular, mas permanece na série C
Mota, jogador do Mogi Mirim - Foto: Foto: Carlos Velardi / EPTV

O Mogi Mirim foi punido, nesta segunda-feira, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de quatro pontos na Série C do Brasileiro. Assim, o Sapo, que tinha 22 pontos, passa a ter 18 pontos e continua na sétima posição do Grupo B.

A punição, em decisão unânime dos auditores, se deu por conta da escalação irregular do zagueiro Henrique Motta no empate, por 0 a 0, contra o Macaé, no Vail Chaves, em Mogi Mirim, no último dia 20 de agosto, pela 14ª rodada do Grupo B.

Henrique Motta teria que cumprir suspensão, mas foi escalado desde o início e, inclusive, teve um gol anulado por conta de um impedimento no lance. Incluso no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Sapo corria o risco de ser multado em até R$ 100 mil. O valor da multa, porém, foi de R$ 5 mil.

Mesmo punido, o Mogi Mirim não será rebaixado à Série D de 2017. Com 18 pontos, o Sapo tem, ainda, quatro pontos a mais que a Portuguesa, time que abre a zona de rebaixamento. A Lusa, ao lado do Guaratinguetá, irá disputar a quarta divisão do futebol nacional na próxima temporada. 

Entenda o caso

Pela 11ª rodada, na derrota para a Portuguesa (1 a 0), em São Paulo, Motta recebeu um cartão amarelo (foi o terceiro dele na competição) e depois, em outro lance, o cartão vermelho direto. Ou seja, o jogador acumulou duas partidas de suspensão (uma pelo acumulo de amarelos e outra pelo vermelho direto).

Durante o período das punições, o jogador foi julgado pelo STJD por conta do cartão vermelho e levou duas partidas de suspensão. O julgamento foi por conta do vermelho direto. Sendo assim, o atleta teria que cumprir dois jogos de suspensão (pela expulsão) conforme decisão do Tribunal e, também, ficar fora de outra partida pelo acumulo de amarelos, totalizando três jogos.

Motta ficou dois jogos fora. Ele não participou da vitória sobre o Guaratinguetá (2 a 1), pela 12ª rodada, e também não atuou na derrota para o Tombense (4 a 0), pela 13ª rodada. O jogador, porém, atuou no empate contra o Macaé (0 a 0) pela 14ª rodada.