Esportes Brasil

Confira os ex- jogadores que são candidatos em todo o Brasil

Por Claudio Barbosa com agência Futebol Interior 30/09/2016 17h05
Confira os ex- jogadores que são candidatos em todo o Brasil
Eduardo Ramos - Foto: globoesporte.com

Às vésperas das eleições municipais em todo o Brasil, que acontecerão neste domingo para escolha de Prefeitos e Vereadores, lembramos que muitos ex-jogadores e atuais treinadores são candidatos em todo o Brasil.

Além de vários ex-jogadores, a curiosidade é a presença de Eduardo Ramos, meia do Clube do Remo e que, mesmo em plena atividade, é candidato a vereador na cidade de Belém. Como o Remo foi eliminado na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, Eduardo Ramos teve mais tempo para fazer campanha.

Entre os ex-jogadores, o destaque é João Leite, o único que é candidato a prefeito e hoje aparece em primeiro lugar na intenção de voto na cidade de Belo Horizonte-MG.

São Paulo:

Marcelinho Carioca (PRB) – Meia atacante tido como um dos maiores ídolos do Corinthians e com passagens pela Seleção Brasileira e por grandes clubes.Foi revelado pelo Flamengo, no início da década de 1990.

Tonhão (PC do B) – Zagueiro guerreiro do Palmeiras nos anos 1990/2000.

Ademir da Guia (PHS) – Simplesmente o maior jogador da história do Palmeiras. Injustiçado na Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 1974.

Valdir Peres (PRP) – Goleiro de três Copas do Mundo (1974, 1978 e 1982) e que jogou em grandes times como Ponte Preta, São Paulo, Santa Cruz-PE, Guarani, Corinthians e Portuguesa.
Ídolo da Fiel, Marcelinho Carioca é candidato a vereador

Botucatu
João Marcos (PR) – Goleiro revelado pelo Guarani no início dos anos 1970, chegou à Seleção Brasileira após se destacar no Noroeste, Palmeiras e Grêmio-RS.

Campinas
Monga (PSB) – Atacante rompedor que fez sucesso em um período de baixa da Ponte Preta nos anos 1980/1990.

Guaratinguetá
Nenê (PTN) – Meia de rara habilidade e maior ídolo do Guaratinguetá nos últimos dez anos. Esteve presente nos melhores momentos do clube nos anos 2000. No fim da carreira, ainda atuou pelo Taubaté.

Ibitinga
João Carlos Motoca (PMDB) – Lendário ponta esquerda do melhor Botafogo de Ribeirão Preto dos anos 1970 que quase chegou a ser campeão paulista. Teve ainda passagens pela Portuguesa e Comercial.
Itu
Jenildo (PSD) – Ponta revelado pelo Corinthians e jogou em vários times do Brasil nos anos 1970/80, destacando-se no Ituano e também foi treinador de muitas equipes do interior paulista.

Moacir (PMDB) – Goleiro que se destacou na Ponte Preta e Portuguesa nos anos 1970/1980.

Portirendaba
Roger Riva (PV) – Zagueiro vigoroso que fez sucesso com a camisa do Paraná Clube nos anos 1990.

Santa Bárbara D'Oeste
Cláudio Brito (PR) - Volante que encerrou a carreira em 2.014 como destaque do União Barbarense nas várias temporadas em que jogou no clube.

Santa Cruz do Rio Pardo
Neto Mineiro (PSD) – Jogador muito rodado no interior paulista nos últimos dez anos, jogando em times importantes como Botafogo de Ribeirão Preto e XV de Piracicaba, foi na modesta Santacruzense que virou ídolo e referência da torcida.

São José dos Campos
Renato Santiago (PSDB) – Revelado no interior de Minas Gerais, é um dos maiores artilheiros da história do São José, onde foi ídolo na última década.

Sorocaba
Claudinho (PROS) – Marcante ponta direita do Juventus e São Bento dos anos 1980 e que chegou a jogar no Inter-RS.

Taquaritinga
Valmir (PMDB) - Lateral revelado pelo Taquaritinga, deve destaque no Guarani tendo participado do acesso do time para a Série A do Campeonato Brasileiro em 1991. Jogou em outros times como Santa Cruz-PE, Bahia-BA, Ponte Preta e Inter de Limeira.

Tupã
Tupãzinho (PSB) – Até hoje homenageado com o herói do primeiro título de campeão brasileiro do Corinthians em 1.990.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Andrade (PMDB) – Um dos maiores volantes do Brasil tendo conquistado inúmeros títulos pelo Flamengo, além de ter jogado no Vasco, Atlético Paranaense e Seleção Brasileira.

Roberto Dimanite (SD) – O maior ídolo do Vasco e atacante da Seleção Brasileira nas Copas de 1978 e 1982.

Campos dos Goytacazes
Odivã (PPS) – Zagueiro que fez fama na Vasco nos anos 1990, sendo campeão da Libertadores de 1998 a tendo sido convocado algumas vezes para a Seleção Brasileira. Depois ainda jogou no Santos e Coritiba-PR.

Niterói
Jorge Luiz (SD) – Zagueiro clássico que jogou em todos os grandes times do Rio de Janeiro, além de atuar na Portuguesa, Corinthians e Guarani nos anos 1980/1990.

Petrópolis
Marcelo Macedo (SD) – Atacante que jogou até recentemente em equipes de tradição como Fluminense-RJ, Flamengo-RJ, Juventude-RS, Atlético Paranaense, Figueirense-SC, Guarani e Botafogo de Ribeirão Preto e que voltou para sua cidade natal para jogar pelo Serrano e tentar eleger-se vereador.

São João do Miriti
Marquinho Carioca (PP) – Fez sucesso no Flamengo e Vasco nos anos 1970/80 atuando como ponta esquerda recuado, além de ter sido convocado várias vezes para a Seleção Brasileira.

Minas Gerais

Belo Horizonte
João Leite – Candidato a Prefeito (PSDB) – Para muitos o maior goleiro da história recente do Atlético Mineiro onde atuou nas décadas 1970/80, jogando no Guarani e América Mineiro em final de carreira, além de ter feito vários jogos como goleiro da Seleção Brasileira.

Heleno (PSDB) – Volante clássico do Atlético Mineiro nos anos 1970 e que também jogou no América de Rio Preto.

Fábio Junior (PSDB) – Atacante campeão de libertadores com o Cruzeiro em 1997 e que depois jogou em vários times grandes no Brasil e Exterior como Palmeiras e Atlético Mineiro, além de ter passado pela Seleção Brasileira.

Rio Grande do Sul

Porto Alegre
Cassiá (PP) - Zagueiro vigoroso que nos anos 1970/1980 vestiu a camisa de grandes times como Grêmio-RS, Bahia-BA e Santos e que fez muito sucesso como treinador na década seguinte.

Tarcísio (PSD) – Um dos maiores atacantes da história do Grêmio e que jogou na Seleção Brasileira com Telê Santana.

Dinho (DEM) – Volante que chegou do Nordeste para marcar época no São Paulo e Grêmio-RS nos anos 1990.

Pelotas
Hélio Vieira (PR) – Zagueiro que fez sucesso no interior gaúcho nos anos 1990, principalmente no Brasil de Pelotas. Depois, como treinador, continuou atuando em equipes do Rio Grande do Sul.

Vera Cruz
Gilmar Iser (PSB) – Com história similar a de Hélio Vieira, Gilmar foi zagueiro em times do Rio Grande do Sul na década de 1980 e há vinte anos vem dirigindo equipes do interior gaúcho.

Santa Catarina

Biguaçu
Albeneir (PMDB) – Marcante atacante de vários times com destaque para suas passagens pelo Goiás-GO, Atlético Paranense e Grêmio-RS nos anos 1980/90, sendo que foi no Figueirense que teve seu melhor momento sendo um dos maiores artilheiros da história do clube.

Barra Velha
Jairo Lenzi (PDT) – Ponta esquerda campeão da Copa do Brasil com o Criciúma em 1991 e que depois jogou em vários times como Grêmio-RS, Inter-RS e Botafogo-RJ.

Paraná

Curitiba
Rafael Camarotta (PMDB) – Foi um dos principais goleiros do Brasil nos anos 1970/80, sendo ídolo das duas principais torcidas de Curitiba, foi campeão brasileiro pelo Coritiba e estadual pelo Atlético. Jogou em outros grandes times como Corinthians, Ponte Preta, Sport-PE, entre outros.

Nem (Rede) – Zagueiro de destaque no São Paulo nos 1990, jogou em outros grandes times como Bragantino, Atlético Mineiro, Paraná Clube e Atlético Paranaense. Vinha trabalhando de treinador na segunda divisão de Santa Catarina.

Paulo Rick (PR) – Ponta esquerda que fez muito sucesso na Alemanha após ter se destacado no Atlético Paranaense nos anos 1990.

Londrina
Douglas (PRP) – Zagueiro que chegou para resolver o problema da zaga do Palmeiras em 2006, mas que nunca se firmou como titular. Jogou em vários outros times como Londrina, Atlético Paranaense, América de Rio Preto, São Caetano e Atlético Mineiro.
Mato Grosso

Cuiabá
Heverton Perereca (PSDC) – Faz mais de uma década que vem sendo considerado o melhor goleiro do Mato Grosso, tendo conquistado vários títulos estaduais. Sua baixa estatura não permitiu que jogasse em equipes de maior projeção.

Bahia

Salvador
Zé Carlos (PRB) – Meia campeão brasileiro com o Bahia em 1989 e que depois jogou no Inter-RS, Atlético Mineiro e Guarani.

Marcelo Ramos (PSB) – Um dos maiores artilheiros do Brasil nos anos 1990/2000, vestiu a camisa de grandes times como Bahia, Vitória, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro-MG, Santa Cruz-PE e Atlético Paranaense.

Ceará

Fortaleza
Arnaldo Lira (PRTB) – Meia clássico que fez sucesso no Ceará-CE, Taubaté e em vários outros times, mas que tem sido mais conhecido como treinador de equipes de São Paulo e do Nordeste.

Sérgio Alves (PR) – Um dos maiores artilheiros do Ceará-CE e com passagens marcantes por times como Guarani, Ponte Preta, Náutico nos anos 1990/2000.

Rinaldo (PV) – Fez muito sucesso no Fortaleza nos anos 1990 e depois vestiu a camisas de vários times do Brasil como América Mineiro e Guarani.

Paraíba

Campina Grande
Roberto Michele (PSB) – Nos anos 1980/90 jogou em praticamente todos os times da Paraíba, sendo que sua melhor fase foi no Campinense, onde foi artilheiro e campeão.

Santa Rita
Raminho (PSB) – Volante que marcou época no futebol paraibano onde atuou pelos três principais clubes do Estado, mas que tem uma maior identificação com o Botafogo, onde foi considerado o melhor jogador do time na conquista do título estadual de 2003.

Rio Grande do Norte

Natal
Ivan (SD) – Atacante que jogou mais de dez no ABC entre os anos 1990/2000.

Pernambuco

Recife
Zé do Carmo (PRB) – Volante que foi revelado no Santa Cruz nos anos 1980 para fazer sucesso no Vasco e em Portugal. No final de carreira ainda jogou no Ituano e em pequenas equipes do Nordeste.

Caruaru
Araújo (REDE) – Um dos principais atacantes do Goiás nos anos 1990/2000 e que no final carreira, após ter se destacado no Japão, ainda jogou no São Paulo e Fluminense-RJ.

Jaboatão dos Guararapes
Nildo (PHS) – Meia que fez muito sucesso no Fluminense-RJ e Sport-PE, além de ter jogado em outros times como Guarani, São Paulo, Figueirense-SC, Náutico-PE e Santa Cruz ao longo dos anos 1990/2000.

Olinda
Batata (SD) – No final dos anos 1990 e início deste século, jogou muitas vezes pelo Santa Cruz-PE, fazendo gols decisivos, apesar de ser volante. Depois limitou-se a jogador em pequenas equipes do interior pernambucano.

Piauí

Teresina
Vasconcelo (PPS) – Ex-goleiro do Auto Esporte nos anos 1990 e que teve sua carreira restrita ao futebol piauiense onde virou presidente do Sindicato dos Atletas.

Maranhão

São Luiz
Arlindo Maracanã (PTC) – Lateral que virou referência após várias temporadas no Sampaio Corrêa, aonde ainda chegou a atuar nesta temporada. Também jogou em vários times como Bahia-BA, Avaí-SC, Ceará-CE, Vasco-RJ e Fluminense.

Pará

Belém
Eduardo Ramos (PSD) – Jogador ainda em atividade e ídolo do Clube do Remo nos últimos dois anos.

Adriano Paredão (PRB) – Teve bons momentos como goleiro do ABC-RN e Clube do Remo-PA nos anos 2000 e depois jogou em vários times do Pará e do Amazonas.

Vandick (PPS) – Artilheiro revelado pela Catuense-BA nos anos 1980 e que após passagem pelo Flamengo-RJ, conquistou vários títulos no Paysandu, sendo um dos maiores ídolos do clube a ponto de ter sido eleito presidente do clube.

Zé Augusto (PT do B) – Outro atacante de prestígio em Belém-PA que fez sucesso no Paysandu durante mais de dez anos, entre o final dos anos 1990 e anos 2000.

Agnaldo (PROS) – Contratado junto ao Sport, era um volante que caiu no gosto da torcida do Clube do Remo por seu estilo guerreiro, tendo conquistado vários títulos estaduais nos anos 1990. Também foi campeão no Remo como treinador em 2.004.

Lecheva (PSOL) – Revelado pelo União de Mogi das Cruzes, na grande São Paulo, virou ídolo do Paysandu no início dos anos 2000 fazendo muitos gols e ganhando vários títulos