Futebol Alagoano

Confira como será disputado o campeonato alagoano 2017

Por Claudio Barbosa 11/11/2016 17h05
Confira como será disputado o campeonato alagoano 2017
Nelson Filho, presidente do ASA - Foto: Sérgio Lúcio-vice de Marketing

A reunião do Conselho Arbitral definiu na tarde desta sexta-feira como será a disputa do campeonato alagoano 2017. O estadual começa no dia 21 de janeiro e vai ser disputado até 7 de maio, quando acontece a grande final da competição. O Santa Rita garantiu sua participação, sendo assim, o campeonato terá os 10 clubes.

O regulamento

Conforme já prevê o Estatuto do Torcedor, será mantido o mesmo regulamento deste ano. Com isso, na primeira fase, os times do Grupo A (CRB, Coruripe, Murici, Sete de Setembro e CEO) enfrentam os times do grupo B (CSA, ASA, Santa Rita, CSE e Miguelense), com jogos de ida e volta.

Classificam-se os três primeiros de cada grupo, que avançam e vão disputar um hexagonal com partidas apenas de ida.

As quatro melhores agremiações garantem classificação para as semifinais, que vão ser disputadas no sistema de mata-mata, em cruzamento olímpico, 1º x 4º e 2º x 3º.

Das semifinais, saem os dois finalistas para a disputa do titulo. Essas duas equipes também garantem vaga nas Copas do Brasil e do Nordeste em 2018. O terceiro colocado também garante uma vaga na Copa do Brasil.

Rebaixamento

Os dois últimos colocados de cada grupo irão disputar o quadrangular da sobrevivência, em jogos de ida e volta. No quadrangular, os dois ùltimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão do Estado em 2018.  

A tabela sairá na próxima semana.