Esportes Brasil

CBF diz que homenagem marcará encontro entre Chape e Atlético-MG

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 30/11/2016 15h03
CBF diz que homenagem marcará encontro entre Chape e Atlético-MG

A assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que  Chapecoense e Atlético-MG vão se encontrar na última rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 11 de dezembro, às 16h (de Alagoas). A ideia da CBF é que seja feita uma homenagem na Arena Condá, com participação direta das dus equipes. O próprio presidente da entidade, Marco Polo del Nero conversou com  Ivan Tozzo, presidente em exercício da Chapecoense, sobre a situação.

O dirigente explicou que não há um número de jogadores suficientes para colocar em cam,po, ms a CBF autorizou colocar atletas juniores. 

Providências legais

Com o adiamento em uma semana da rodada final do Brasileiro, muitos jogadores não teriam condições de defender seus clubes atuais, pois os contratos entre eles terminam em 5 de dezembro, segunda-feira que seria o primeiro dia após o término da disputa. Para a resolução desse problema, o presidente Marco Polo Del Nero já deixou a Diretoria de Registro e Transferência em alerta. Provavelmente, tais acordos serão prolongados por uma semana, e a CBF arcará com os custos extras dos mesmos.

Propostas

Outras medidas em forma de apoio ao Verdão do Oeste estão sendo discutidas, como a impossibilidade de rebaixamento no Brasileiro pelos próximos três anos. Alguns clubes da Série A também já manifestaram interesse em disputar a rodada final com o uniforme da Chape, além de emprestarem jogadores sem custo ao time catarinense. Confira abaixo:

Imunidade ao rebaixamento

A CBF afirma que a possibilidade da Chapecoense não ser rebaixada no Campeonato Brasileiro nas próximas três temporadas será discutida ainda em dezembro deste ano, no arbitral dos clubes. É neste evento que é definido o Regulamento Geral das Competições da próxima temporada.

Uso de camisas da Chape pelos demais clubes

Alguns clubes já entraram em contato com a CBF para terem a autorização de vestirem o uniforme da Chapecoense na última rodada do Brasileirão. A entidade não vê problema nisso e acredita que o único entrave que pode acontecer é a fornecedora de material da Chape, a Umbro, não conseguir disponibilizar o necessário. Principalmente se todos os clubes decidirem participar da homenagem, tendo em cada jogo uma equipe com o uniforme principal e outra com o reserva.

Clubes querem emprestar jogadores sem custo

A CBF não se opõe à medida - já praticada e regulamentada nas competições. A entidade só terá um trabalho maior por conta das transferências em massa que serão feitas com a Chapecoense.