Esportes Brasil

Clubes do México não disputarão Libertadores e Atlético MG ganha vaga

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 06/12/2016 17h05
Clubes do México não disputarão Libertadores e Atlético MG ganha vaga

O Brasil herdou uma das vagas do México na fase de grupos da Libertadores da América. O lugar extra será destinado ao quarto colocado do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG. Com isso, o país disputará a etapa de chaves com seis equipes: as quatro primeiras do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Santos e Atlético-MG), o campeão da Copa do Brasil (Grêmio ou Galo) e o campeão da Sul-Americana (Chapecoense).

A informação foi confirmada por Robert Harrisson, presidente da Federação Paraguaia de Futebol e integrante do Conselho Executivo da entidade sul-americana. 

O México desistiu de disputar a Libertadores por incompatibilidade de datas. No entanto, o retorno de representantes do país em 2018 é dado como quase certo, e a distribuição das vagas voltaria ao cenário anterior.

As outras duas vagas do Brasil levam à fase prévia e são destinadas ao quinto e ao sexto colocados do Brasileirão - ou ao sexto e ao sétimo- caso o Atlético-MG ganhe a Copa do Brasil. Nesse caso, o quinto do Brasileiro teria vaga direta. Atlético-PR, Botafogo, Corinthians e Grêmio estão na briga por essas vagas.

Precavido

O presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, disse que o clube ainda não tem confirmação da CBF sobre a vaga direta. Precavido lembrou que a CBF ainda não foi comunicada pela Conmebol. "Estamos focados no jogo desta quarta-feira. A vaga do Atlético tem que vir dentro de campo" - disse ele.