ASA

Valter Bahia, preparador de goleiros do ASA, ressalta amizade com ídolo Freitas

Por Claudio Barbosa 22/12/2016 17h05
Valter Bahia, preparador de goleiros do ASA, ressalta amizade com ídolo Freitas
Valter Bahia trabalha intensamente com goleiros do ASA - Foto: ASCOM/ASA

Valter Bispo de Oliveira, ou simplesmente Valter Bahia, é o atual preparador de goleiros da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA). Com 15 anos de profissão, ele chegou a cidade de Arapiraca acompanhado do novo técnico alvinegro, Maurílio Silva, e vem trabalhando intensivamente com os goleiros Luís Cetim, Carlão, Athauan e Naldo, este último da base. Vida de goleiro não é fácil, a final é o primeiro que começa a trabalhar e, geralmente, é o último a sair do campo. Além disso, o nivel de cobrança é muito grande e qualquer falha pode ser fatal durante um jogo.

E uma curiosidade, o preparador é amigo pessoal de Freitas Nascimento, o maior artilheiro da história do ASA e residente em Arapiraca. Freitas - é bom lembrar- fez história na paraíba treinando e conquistando títulos por Botafogo, Campinense e Treze. Os dois já trabalharam juntos. 

Como goleiro, Valter Bahia defendeu clubes como o AABB (início da carreira como jogador profissional em 1983 no interior baiano); Ipiranga (BA); Leônico (BA); Fluminense de Feira de Santana (BA); Jacobina (BA); Conquista (BA); Flamengo (PI); Nacional de Patos (PB); Esporte de Patos (PB); Botafogo (PB) e Treze (PB). E foi justamente no Treze onde encerrou a carreira de jogador, depois de 17 anos jogando futebol. 

E foi também no galo da borborema que iniciou sua carreira de treinador de goleiros, tendo passado também por Campinense e Botafogo PB, onde trabalhou durante um bom tempo. Pela primeira vez trabalhando em Alagoas, Valter Bahia disse - em entrevista concedida ao repórter Everton Luiz (Rádio Novo Nordeste)- que está gostando do ambiente do clube. Quanto ao trabalho, está sendo intenso, com os experientes Cetim e Carlão e com os jovens Athauan e Naldo. 

Quanto ao catarinense Athauan, que sofre uma lesão no ombro durante um treinamento, está fazendo um trabalho de recuperação para voltar as atividades normais. O jogador disse que está se sentindo bem e praticamente sem dores.