Esportes Brasil

Reforços, ex- alvinegros pelo Brasil, risco de WO; Informações dos clubes da série C

Por Claudio Barbosa 13/05/2017 09h09
Reforços, ex- alvinegros pelo Brasil, risco de WO; Informações dos clubes da série C
Eliomar e Thiago Alagoano vão reforçar o Joinville - Foto: Beto Lima

A série C do campeonato Brasileiro começa neste final de semana, com o ASA enfrentando o CSA, no Rei Pelé, em Maceió.  O Portal 7 Segundos traz um raio X das equipes que irão disputar a competição.

Grupo A

Remo
Segundo adversário do ASA na sequência da competição, o Remo é o vice campeão paraense. Perdeu o título para o Paysandu. O treinador Josué Teixeira foi mantido cargo e promoveu uma reformulação no elenco, cujo time para o primeiro jogo terá- pelo menos- oito modificações em relação ao time que atuou na final do estadual. O comandante acredita que a falta de entrosamento será superada pela qualidade dos jogadores. Entre os novos contratados estão o zagueiro Bruno Costa, volante Marcelo Labarthe, meia-atacante Mikael e os meios-campistas João Paulo e Danilinho, além do atacante Nino Guerreiro.

Sampaio Corrêa
O campeonato marenhense está paralisado por causa de reclamações no TJD. Enquanto isso, o treinador Francisco Diá sequenciou sua preparação para o certame nacional. A equipe caiu da série B para série C e vai tentar retornar a segunda divisão nacional. Vários jogadores foram contratados, entre eles, o meia Marlon, que já defendeu o ASA. A equipe estreia no clássico com o Moto Club.

Moto Club
O Moto Club contratou o técnico Leston Júnior para a competição. O treinador comandou o Tupi MG, quando a equipe teve o acesso para a série B. Vários jogadores foram contratados, entre eles, o volante Max Carrasco, que já teve passagem pelo ASA.

Botafogo-PB
O time comandado por Itamar Schulle venceu o Treze na final do campeonato e ficou com o título da temporada. O elenco tem uma boa base com o goleiro Michel Alves, o zagueiro Plinio, o lateral Lito, o meia Marcinho e o atacante Rafael Oliveira.O Belo contratou seis reforços, Cleyton – que disputou o alagoano pelo CSA- volante Magno, ex-Campinense, atacante Dico, ex-Treze, lateral-esquerdo Alyson e o volante Luiz Gustavo, ambos ex-Atlético-PB; e o meia Patrick, ex-Treze.

Salgueiro
O time do Salgueiro está na final do campeonato pernambucano. Comandado pelo treinador Evandro Guimarães é sempre difícil de ser batido no Cornélio de Barros. O goleiro Mondragon e o lateral Marcos Tamandaré são as figuras carimbadas do elenco. Mas a equipe têm novidades: o meia-atacante Diogo Peixoto, que estava no Uberlândia; o volante Diego Aragão, que defendeu o Carcará em 2016 e disputou o campeonato Baiano pelo Vitória da Conquista; e o atacante Piauí, que estava emprestado ao Oeste.

CSA
Após a perda do campeonato alagoano para o CRB, o Azulão busca recuperar o tempo perdido. Recém chegado da Série D, o time do Mutange trocou de treinador, saiu Oliveira Canindé e contratou Ney da Matta. No elenco, várias novidades.

ASA
Comandado por Maurílio Silva, o ASA manteve sua base, incluindo o atacante Leandro Kivel, artilheiro da equipe com 12 gols na temporada, sendo 10 deles no alagoano. Também anunciou contratações, a exemplo do lateral Everton, zagueiros Mauro Viana e Luís Henrique e os atacantes Jhulliam e Márcio Telê.

Confiança

Campeão sergipano, o time do treinador Leandro Sena manteve sua base para o campeonato da série C. Alguns jogadores também estão sendo contratados. O atacante Thiago Silvy é um dos destaques da equipe.

Cuiabá
A equipe comandada pelo técnico Roberto Fonseca é o campeão do mato grosso e entra motivado na competição. Entre os destaques da equipe estão Léo Salino e o atacante Juba. Entre os novos contratados estão os laterais Gedeílson, ex-Tombense e Bruno Moura, ex-Linense, o zagueiro Pitty, ex- São Bento-SP, o volante Derli, ex-Botafogo-SP e o atacante Cristiano, ex-Caldense.

Grupo B

Botafogo-SP
Depois de quase conseguir o acesso no ano passado, a Pantera vem para uma nova tentativa. O time do treinador Rodrigo Fonseca foi bem no Paulistão onde foi eliminado nas quartas pelo Corinthians. Manteve a base. Entre os novos contratados estão o atacante Edno ( ex-Portuguesa e Remo) e o meia alagoano Morais.

Bragantino

Para a estreia, o técnico Alberto Félix deve manter o time que disputou a final da Série A2 contra o São Caetano e garantiu o acesso para elite paulista. O único desfalque certo é o atacante Rafael Grampola, que deixou o Massa Bruta e foi para o Joinville. Para o lugar, o clube contratou Roberto Pitio, ex-Gama, que teve seu nome divulgado no BID e deve jogar.

Mogi Mirim
O Mogi Mirim vai mandar seu primeiro jogo na cidade de Osasco, no estádio José Liberatti.Uma parceria com o Osasco Audax não se concretizou. Além da parceria, outro ponto de incerteza é em relação ao time que entrará em campo. Apenas três jogadores tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e estão à disposição do técnico Mário Júnior: Felipe Pedrora, Rafael Santana e Vinicius. Diante da blindagem feita pela assessoria de imprensa do clube e, ainda, a falta de contratações da diretoria, o time que entrará em campo é desconhecido. Também não está descartada a possibilidade de WO por falta de jogadores do Mogi Mirim, mas de acordo com a assessoria de imprensa do clube, isso não vai ocorrer. Neste caso, Mário Júnior deve utilizar jogadores das categorias de base para completar ao menos os titulares.

São Bento
O São Bento trouxe de volta o lateral-direito Muriel, de 29 anos e Mateus Müller, que estiveram no clube em 2016 durante o Paulistão. Para o ataque, os contratados foram Ortigoza, de 23 anos, que jogou a Série A2 do Paulistão pelo Mogi Mirim; Hudson Batista, de 25 anos, que estava no Macaé; Caio Cézar, de 21 anos, que atuou pelo Volta Redonda e Anderson Cavalo que jogou a Série D do ano passado no próprio São Bento, além do goleiro Fábio, que pertence ao Palmeiras. O time é comandado por Paulo Roberto Santos

Macaé

Macaé confirmou quase um time inteiro de reforços para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. No total, sete novos jogadores tiveram os seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. São eles: o goleiro Henrique, que já atuou pelo clube, o zagueiro Athyla, ex-Vasco, os meias Otinho e Igor, que estavam no Galícia-BA, o meia Léo Henrique, ex-Santa Cruz de Natal, o meia-atacante Donavan, que foi revelado pelo próprio Leão, e o atacante Cláudio Maradona, ex-São José-RS.

Volta Redonda
O Voltaço manteve a base do Carioca e fez uma intertemporada com treinos e jogos amistosos. O time é comandado pelo treinador Felipe Surian, que foi o comandante do acesso da D para a C.Entre as novidades está o atacante Adriano, vice-artilheiro do Carioca pelo Nova Iguaçu. Adriano tem 35 anos e já defendeu o Internacional-RS, onde conquistou a Copa Sul-Americana em 2008, e o Vasco, no ano seguinte, quando foi campeão da Série B do Brasileiro.

Tombense
Após fazer razoável campanha no Campeonato Mineiro, competição em que terminou na sétima colocação, o Tombense manteve grande parte do elenco alvirrubro para a sequência da temporada. Atletas importantes, como o goleiro Darley, os zagueiros Anderson, Welington Carvalho e Matheus Lopes; o lateral-esquerdo Oliveira, os volantes Pedro Castro e Natan, os meias Jonathan e João Paulo ( ex-ASA), e os atacante Daniel Amorim e Tauã permanecerão para tentar manter a equipe forte na Série C. Daniel Amorim foi cotado pelo CSA, ms preferiu ficar em Minas. O time é comandado por Raul Cabral.

Tupi
O Tupi, por sua vez, fez uma reformulação no elenco. Flávio Caça-Rato, Jajá e Ruan Teles foram embora. O treinador Ailton Ferraz tem como destaque o atacante Thiago André. O time para começar a competição tem Paulo Henrique; Lucas, Marcão, Fernando e Bruno Santos; Marcel e Leandro Ferreira; Marcinho, Andrey e Matheus Pato; Thiago André.

Joinville

Comandado por Fabinho Santos, o Joinville fez váris contratações, entre os jogadores, Thiago Alagoano, natural de Delmiro Gouveia, e que começou no time do ASA. Também foram contratados para o ataque, Rafael Grampola ( Bragantino) e Ricardo Lobo ( Brusque). Tam,bém são reforços Léo, Eliomar, Chaveirinho, Lázio, Alisson Cassiano e  Everton Júnior.

Ypiranga-RS

Logo após o rebaixamento no gauchão, o presidente do clube, Luiz Felipe de Marchi, anunciou uma reformulação no elenco e vários jogadores deixaram a equipe. O experiente técnico Guilherme Macuglia foi contratado e, enbtre os reforços anunciados, estão o goleiro Dalton, zagueiro Everton, lateral-esquerdo Héracles, os volantes Pedro Ivo e Tiago Pedra, o meia Safira e os atacantes André Luís e William Kozlowski