Esportes Brasil

STJD pune São Raimundo-PA por escalação irregular, e Desportiva assume vaga na D

Por Claudio Barbosa com globoesporte.com 30/06/2017 17h05
STJD pune São Raimundo-PA por escalação irregular, e Desportiva assume vaga na D
Leandro Gleidson aparece no banco de reservas no jogo contra o Baré - Foto: Reprodução

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)  julgou e puniu, na manhã desta sexta-feira, o São Raimundo-PA, denunciado pela escalação irregular do jogador Leandro Gleidson Diniz Seixas, contra o Baré-RR, pela Série D, no dia 11 de junho. O caso fez com que a CBF adiasse os jogos da segunda fase da competição até a definição. Com a decisão unânime do tribunal, o clube paraense perde três pontos e está eliminado. Quem assume a vaga é a Desportiva Ferroviária, time do Espírito Santo.

O São Raimundo, além da perda de pontos, tem que pagar multa de R$ 1 mil. A decisão cabe recurso e pode chegar ao Pleno do STJD do Futebol. Uma foto, apresentada pela defesa da Desportiva, mostra o atleta no banco de reservas durante o jogo e foi prova essencial no julgamento.

A defesa paraense tentou rebater a denúncia com a apresentação de um áudio do delegado da partida, Paulo C. da Rocha Romano, que endossava a não-escalação do atleta. Leandro, na súmula disponível pelo site da CBF, não consta na lista de atletas relacionados. Para avaliar, foi aberta uma sindicância e a Confederação constatou que houve alteração. O jogador estava, sim, presente na súmula inicial.

O relator Luis Felipe Procópio foi o primeiro a votar e abriu com a punição de perda dos três pontos e multa de R$1 mil. Os auditores e o presidente do STJD adotaram a mesma pena.

O clube capixaba foi o 16º melhor segundo colocado na fase de grupos, ficando atrás por uma vaga. Com a exclusão do São Raimundo, a Desportiva Ferroviária é a substituta imediata. Com a mudança, a CBF precisa reajustar todo o chaveamento da fase. Os jogos de ida acontecerão dia 9 de julho, e os de volta a partir do dia 16.