Esportes Brasil

Sport e Náutico deixam a Copa do Nordeste e alegam falta de rentabilidade

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 04/07/2017 18h06
Sport e Náutico deixam a Copa do Nordeste e alegam falta de rentabilidade
Sport e Náutico estão fora da Copa do nordeste - Foto: Rômulo Alcoforado

Sport e Náutico não fazem mais parte da Liga do Nordeste, não vão participar da Copa do Nordeste 2018 e, agora, buscam parceiros para fazer uma nova competição regional. Os dirigentes dos clubes, além do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, explicaram as razões da saída e falaram sobre o novo torneio. O Santa Cruz não esteve na entrevista coletiva, nem se posicionou de forma definitiva sobre a saída - mas a tendência é que siga o mesmo caminho.

O presidente Ivan Brondi e os diretores Toninho Monteiro e Emerson Barbosa representaram o Náutico. Do Sport, foram o presidente Arnaldo Barros, o vice-presidente Gustavo Dubeux e o diretor Rodrigo Barros. Todos afirmaram que a decisão de deixar a Liga do Nordeste é irreversível e foi muito bem pensada. Presente à reunião, o presidente da FPF ofereceu total apoio da entidade aos clubes.

De acordo com diretores rubro-negros e alvirrubros, houve duas principais razões para a saída da Liga do Nordeste: a fórmula de disputa e a falta de rentabilidade da competição. O peso financeiro, segundo o diretor de futebol do Timbu Emerson Barbosa foi um dos principais motivos.

O outro motivo foi a quantidade de datas de jogos. Com a Copa do Nordeste, os clubes da região podem disputar até cinco competições simultaneamente no início do ano.

Os diretores de Náutico e Sport já pensam no futuro. Tanto Brondi quanto Barros foram categóricos ao afirmar que a decisão é irreversível. Isso não significa que os clubes querem ficar com um torneio a menos no calendário. A ideia é formatar um novo campeonato. Arnaldo Barros falou sobre o assunto. Explicou que existe vontade e um projeto em andamento para a criação de uma nova competição.

PRIMEIRA LIGA

Durante a coletiva, surgiu uma pergunta: Sport e Náutico teriam interesse de disputar a Primeira Liga? O presidente do Sport, Arnaldo Barros, minimizou a possibilidade.

- Tudo pode acontecer. Já houve convite. Interesse existe. Mas temos algumas restrições, porque eles não chegaram a acordo com federações. A Liga não tem datas. Se estou achando ruim jogar em simultaneidade com o Pernambucano, como vou jogar de forma simultânea ao Brasileiro?

SANTA CRUZ

Em nota oficial, o Santa Cruz informou que ainda não definiu se permanece ou sai. Haverá uma reunião com o conselho deliberativo em breve para discutir o assunto e tomar a decisão. O documento cita ainda que o clube não deve disputar o pré-nordestão caso decida permanecer na Liga.

Campeão pernambucano deste ano e vice do Nordestão, o Sport teria vaga direta para o regional. Quarto colocado no Estadual, o Náutico já estaria fora da competição de qualquer forma. O Santa Cruz foi o terceiro. A princípio, participaria de uma seletiva para entrar na fase de grupos da competição.