Alagoas

Agricultores são beneficiados com mais de 300 barragens

O trabalho &eacute; realizado pela secretaria municipal de Agricultura com o apoio da Facomar<br />

Por Ascom/PMA 15/02/2012 10h10
Agricultores são beneficiados com mais de 300 barragens
Os pequenos e médios produtores rurais estão sendo beneficiados pela Prefeitura de Arapiraca, com a limpeza e construção de mais de 300 barragens. O trabalho é realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar).

Segundo o secretário Manoel Henrique Cavalcante, os reservatórios estão sendo preparados e ampliados em locais onde há menor vazão do lençol freático. Manoel Henrique também frisou que, seguindo a uma determinação do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), não há custos para os agricultores que utilizam os tratores em suas propriedades, basta fazer cadastro e solicitar os equipamentos à secretaria. A ação está refletindo na adoção de projeto de peixamento junto à Codevasf, com a doação de alevinos (tilápia) em 20 propriedades rurais.

Mais benefícios

Além da limpeza e construção de barragens, a Prefeitura de Arapiraca também beneficia os pequenos e médios produtores com serviços de aragem em mais de 22 mil tarefas de terra. Em parceria com a Mineração Barreto, são feitas análises de solo, sem custos para o produtor.

Compra de alimentos

Outra ação importante refere-se ao Programa de Melhoria Genética do Rebanho, com a inseminação de 100 matrizes. Por meio de parceria com a Codevasf e apoio de agentes comunitários de saúde, o município e localidades adjacentes estão sendo contempladas com 2.500 cisternas, que serão instaladas em escolas, unidades de saúde e comunidades rurais.

Considerado referência no País, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal está contemplando 800 agricultores familiares, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com investimentos da ordem de R$ 5 milhões.

Com a ação, a prefeitura garante ao agricultor familiar a compra dos alimentos para reforço da merenda escolar nas unidades de ensino da rede municipal, restaurante popular Jerimum e a garantir de barracas padronizadas ma exposição na Feira Popular da Agricultura, realizada todos os sábados no Parque Ceci Cunha.