Polícia

Estado transfere paciente com doença rara para hemocentro de PE

<br />

Por Assessoria 27/02/2012 15h03
Estado transfere paciente com doença rara para hemocentro de PE
Uma operação conjunta realizada no último sábado (25) pelo Hospital Geral do Estado (HGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e o Corpo de Bombeiros Militar foi responsável pela transferência da paciente Rosângela Silva, 23 anos, do HGE para o Hemocentro de Pernambuco (Hemope) para tratamento de uma doença hematológica rara e grave.

A paciente apresentou anemia plaquetopenia severa, confusão mental e quadro febril. A partir do histórico clínico foi constatada Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT), doença hematológica considerada emergência médica. A enfermidade é caracteriza-se pela microangiopatia (doença dos pequenos vasos, os capilares), além de aumento da agregação plaquetária, formando trombos.

Segundo o diretor interino do HGE, Rogério Barboza, a paciente deu entrada na unidade hospitalar em estado grave e após os cuidados da equipe multiprofissional estabilizou o quadro clínico para ser submetida ao transporte aéreo.

“Todo o processo de transferência para o Hemope foi viabilizado pela Central de Assistência do HGE, que entrou em contato com o hemocentro pernambucano e tomou as medidas burocráticas e assistenciais para assegurar a melhoria da saúde da paciente”, destacou.

Para o transporte, o Samu utilizou duas viaturas: uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI móvel) – do HGE até o hangar, que fica na Academia de Polícia, no bairro do Trapiche; em seguida, o Serviço Aeromédico para o trajeto Maceió / Recife, onde será submetida a uma série de exames.

O médico do Samu que acompanhou a paciente até Recife, Kleber Santana, afirmou que o tratamento é baseado num procedimento hemoterápico denominado plasmaferese. Segundo ele, este procedimento diminui a mortalidade da PTT de 90% para 10% a 20% e se baseia em ministrar líquido de reposição a base de Plasma Fresco, isento de crioprecipitado, porém o Plasma Fresco Congelado (PFC) também pode ser usado.

Histórico da paciente

A paciente Rosângela Silva Santos foi atendida no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), na última sexta-feira (24), quando exames diagnosticaram-na com Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT). Depois de ser medicada e atendida pela equipe multidisciplinar do Ambulatório de Hematologia, ela foi transferida para um leito hematológico do Hospital Geral do Estado (HGE), mas seu quadro clínico se agravou e ela necessitou ser transferida para o Hemope, que é referência no Nordeste para o tratamento da PTT.