Alagoas

Nova fábrica da Braskem entra em operação em Alagoas

Com a presidenta Dilma Rousseff e o governador Teotonio Vilela Filho, empresa iniciou operação da fábrica

Por Assessoria 18/08/2012 07h07
Nova fábrica da Braskem entra em operação em Alagoas

“Um dos dias mais importantes da história do Estado de Alagoas”. Foi desta forma que o governador Teotonio Vilela Filho classificou este 17 de agosto de 2012, data que marcou o início das operações da nova fábrica de PVC da Braskem em Alagoas, localizada no município de Marechal Deodoro. Com a presença da presidenta Dilma Rousseff, os diretores da Braskem inauguraram a unidade industrial que significa o maior investimento da história da empresa, da ordem de R$ 1,1 bilhão.

O novo parque industrial da Braskem transforma Alagoas no maior produtor de policloreto de vinila (PVC) da América Latina, com a geração de 460 mil toneladas de resina por ano. O projeto de ampliação em Alagoas significou a criação de 3,5 mil postos de trabalho na área da construção civil, além de 500 empregos que foram gerados com o início das operações.

A presidenta Dilma Rousseff iniciou seu pronunciamento, afirmando que a nova unidade fabril da Braskem adiciona mais um capítulo de uma história de sucesso do País, que foi a retomada e o fortalecimento da indústria petroquímica brasileira. “O Brasil é um dos países que mais crescem no mundo e tem adotado uma postura de combate à crise internacional, que é refletida com a ampliação dos investimentos”, destacou a presidenta.

De acordo com Dilma Rousseff, é de se destacar o fato de uma nova cadeia – da química e do plástico – estar sendo consolidada, com a nova planta da Braskem, dentro da região Nordeste, o que comprova o sucesso de uma política de desconcentração dos investimentos do setor produtivo no País,

“É com muita felicidade que vemos uma cadeia produtiva ser fortalecida em um Estado como Alagoas. Encontramos aqui um lugar em que, de forma virtuosa, se combinou o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a distribuição regional da renda”, completou a presidenta, que ainda reforçou o trabalho integrado com o Governo de Alagoas, assegurando a continuidade de obras estruturantes no Estado, como o Canal do Sertão.

O governador Teotonio Vilela Filho agradeceu a presença da presidenta Dilma Rousseff à inauguração, fator que, para ele, mostra a atenção que o Governo Federal vem oferecendo a Alagoas em todas as esferas. Teotonio Vilela Filho também comemorou a inauguração da nova unidade de PVC, afirmando que essa é a maior conquista da política de desenvolvimento econômico implantada na sua gestão.

“Em 2007, decidi abrir as portas de Alagoas para o setor industrial de forma pragmática e com responsabilidade, principal característica da nossa gestão. Percebendo a força da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico, fomos em busca de uma empresa âncora e criamos uma estreita ligação com a Braskem, que já atuava no Estado. O resultado está aí. Três mil e quinhentas pessoas foram empregadas na construção, outras 500 passarão a operar a fábrica a partir de hoje, gerando riquezas, movimentando toda a economia e atingindo diretamente milhares de pessoas”, afirmou o governador Teotonio Vilela Filho.

Ele ainda salientou a desburocratização dos processos e os incentivos oferecidos pelo Estado para a abertura de novas empresas. Para a expansão da planta, foram utilizados 150 mil m² de área não urbanizada da sede da empresa em Marechal Deodoro, que também vai aumentar a capacidade produtiva de MVC, produto utilizado no processo de transformação do PVC. O parque industrial ainda conta com uma unidade da White Martins, que vai fornecer nitrogênio e oxigênio para a demanda das duas unidades da Braskem e de outras empresas do Polo Industrial Multifabril José Aprígio Vilela.

O presidente da Braskem, Carlos Fadigas, destacou que a empresa trouxe para a nova planta a melhor tecnologia disponível no mundo em produção de PVC, com equipamentos de ponta. Ele ainda acrescentou que o trabalho foi concentrado para concluir as obras de construção da fábrica em tempo recorde para que a produção em Alagoas fosse iniciada a todo vapor.

“Nada acontece por acaso. O maior investimento da história da Braskem acontece em Alagoas por conta do trabalho comprometido do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário Luiz Otavio Gomes. A parceria entre a empresa e o Estado já existe há anos e vai se estender por décadas. Essa sinergia mostra resultados extremamente positivos para ambas as partes”, declarou Carlos Fadigas.

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, destacou o trabalho integrado do Governo de Alagoas, que ofereceu todas as condições necessárias para que a Braskem ampliasse seus negócios no Estado. Além disso, o secretário enfatizou que a inauguração da nova planta de PVC consolida toda a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico em Alagoas, fazendo com que o Estado desperte ainda mais atenção daqueles que desejam expandir seus empreendimentos.

“Desde a concepção do projeto, o Governo de Alagoas não mediu esforços para que a nova fábrica da Braskem se tornasse uma realidade. É mais uma conquista que coroa o trabalho feito por Teotonio Vilela Filho nos últimos cinco anos e meio em Alagoas”, afirmou Luiz Otavio Gomes.

Para o Ministro de Minas e Energias, Edison Lobão, a inauguração da nova planta da Braskem retrata a atual situação da economia brasileira. “O Brasil passou a ser uma nação diferente nos últimos anos. Hoje, a iniciativa privada do país, com o apoio do poder público, tem se projetado no cenário internacional e, mais do que isso, proporciona o bem estar do cidadão brasileiro”, afirmou o ministro.