Polícia

PC desmantela quadrilha acusada de roubo e clonagem de carros

Os carros clonados circulavam em Macei&oacute;, sem levantar suspeita<br />

08/02/2013 16h04
PC desmantela quadrilha acusada de roubo e clonagem de carros
A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas da Capital (DRFVC), após minuciosa investigação, desmantelou uma quadrilha que vinha roubando e clonando veículos em Alagoas. Dois dos integrantes do grupo criminoso já estão presos e oito carros foram recuperados.

O delegado Valdir Silva de Carvalho, titular da DRFVC, informou que a quadrilha vem sendo investigada há cerca de 30 dias.

Depois de vistoriar locais onde são negociados carros usados (feiras de carros) – explica ele – constatou-se que alguns dos veículos apresentavam irregularidades.
Foi a partir dessa constatação que se chegou aos métodos utilizados pela quadrilha. Após o roubo, o grupo adulterava chassis, vidros e até os motores. Além disso, “esquentavam” os carros usando documentos e placas de veículos semelhantes de outros estados.

Assim, segundo o delegado, os carros clonados circulavam em Maceió, sem levantar suspeitas.

Um dos líderes do grupo, Dorgival Firmino dos Santos Filho, foi preso em flagrante nesta sexta-feira (8), no conjunto Rui Palmeira, no bairro da Serraria, com um dos carros roubados – um automóvel Fox.

De acordo com as investigações, para tomar o Fox, a quadrilha teria utilizado um veículo Punto, também roubado, e que foi encontrado queimado, em um canavial da zona rural do município de Messias.
Dorgival é reincidente na prática de roubo e estava em liberdade, beneficiado por progressão de regime carcerário.

O delegado Valdir Carvalho disse ainda que outro integrante do grupo foi identificado como KlayPerson Paulo Buique Honorato, 26 anos. Ele foi flagrado esta semana com um automóvel clonado no bairro do Feitosa, em Maceió. O automóvel marca Pálio, com placa de Natal, estava com adulteração de sinais identificadores, chassi e placa falsa.

KlayPerson é investigado também por possível participação em uma quadrilha de clonagem de cartões.

A DRFVC recuperou, além do Fox e do Punto , outros seis veículos de marcas Pajero, Fusion, Hyundai i30, Palio e Punto. Todos foram levados para o pátio da delegacia, no Pontal da Barra.

O delegado Carlos Reis, titular da Diretoria de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), que acompanha as investigações, disse que o trabalho vai continuar, visando à prisão de todos os integrantes do grupo criminoso. Ele frisou que é determinação do delegado-geral Paulo Cerqueira combater com rigor os crimes no Estado.

“Estamos atentos em relação a todos os tipos de crime, e procuramos dotar a DRFVC das condições necessárias a realizar com eficiência a sua missão”, completou o delegado.