Alagoas

Sesau realiza ações educativas para comemorar Dia Mundial da Água

 

18/03/2013 11h11
Sesau realiza ações educativas para comemorar Dia Mundial da Água
A água é um bem essencial para vida do planeta e, se não receber o cuidado adequado, corre o risco de faltar, comprometendo o futuro da humanidade. Para que isso não se torne realidade, é necessário que o homem se conscientize e preserve este líquido precioso, adotando medidas simples, mas que farão uma grande diferença nos próximos anos.



Para alertar sobre os cuidados adotados no que diz respeito à preservação da água, o governo do Estado realizou várias ações educativas neste domingo (17), na praça Multieventos, na Pajuçara. O evento reuniu técnicos de órgãos estaduais e municipais, a exemplo das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).



A ação fez az parte da Semana do Dia Mundial da Água, que transcorre na próxima sexta-feira (22) e, que será composta de uma série de atividades com a participação de órgãos estaduais e municipais. No estande da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), técnicos orientaram a população sobre os cuidados com a água, o perigo da contaminação e distribuição de hipoclorito e material informativo.



A gerente de Controle de Contaminantes Ambientais, Isabel Castro, destacou a importância da iniciativa, lembrando que esse é mais um alerta à sociedade, visando preservar a água, que é fundamental para sobrevivência das futuras gerações. “A conservação de nossos recursos hídricos é imprescindível para que as futuras gerações possam desfrutar deste elemento que não apenas simboliza a vida, mas é essencial para a preservação da mesma”, disse.



Ainda durante a ação, técnicos da Sesau estiveram coletando água em residências na orla marítima, para verificar o nível de cloro na água consumida pelos moradores. Em um dos prédios, o material coletado apontou duas realidades. Na primeira, a água fornecida pela Casal apresentou quantidade de cloro foi igual a 1,5 ml, revelando que o líquido estava dentro do limite preconizado. Já no produto colhido da caixa d’água, o montante ficou um pouco abaixo, mas mesmo assim considerado satisfatório.



Quem esteve na Multieventos teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a água, ao visitar os estandes da Casal e do IMA. Também foi possível ter acesso a serviços como verificação da pressão arterial, teste de glicemia, massagem e as crianças tiveram a oportunidade de se divertir, colorindo desenhos que abordavam o tema e um imenso quebra cabeça, montado no meio da praça. Na quinta-feira (21), técnicos da Sesau estarão em Palmeira dos Índios, realizando um grande movimento de conscientização, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.