Alagoas

Pesquisa do Ipea reacende debate sobre desarmamento em Alagoas

Quatro cidades alagoanas aparecem na pesquisa&nbsp;<br /> <br />

Por Assessoria/Sepaz-AL 03/04/2013 09h09
Pesquisa do Ipea reacende debate sobre desarmamento em Alagoas
Dois recentes episódios trouxeram à tona em Alagoas a necessidade do debate ao desarmamento. Publicada na última segunda-feira (1º) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Mapa de Armas de Fogo no Brasil coloca quatro cidades alagoanas – Palmeira dos Índios, Maceió, São Miguel dos Campos e Penedo – entre as 20 microrregiões que mais possuem armas de fogo no Brasil. 

 Na quinta-feira (28) em São José da Lage, a dona de casa Cleonice Alves da Silva, 44, matou acidentalmente seu filho Edilson Alves da Silva, de apenas 11 anos, com um tiro no rosto disparado por uma espingarda dentro de casa. Em depoimento na delegacia da cidade, Cleonice afirmou que o tirou aconteceu quando ela manuseava a arma artesanal “soca-tempero”. Ela deve ser indiciada por homicídio culposo, quando não se tem intenção de matar.

“Não por acaso a pesquisa de Ipea toma como base de seus dados o número de homicídios e suicídios por armas de fogo. Quando se olha mais atentamente para esses dados, percebe-se o grande número de tiros acidentais e mortes por motivos banais. São situação que a arma não estivesse à mão, vidas teriam sido poupadas. Por conta, a necessidade de reforçamos a necessidade de o cidadão se desarmar”, destacou o superintendente de Política sobre da Paz, Adalberon Sá Júnior.

Uma das opções que o cidadão possui para se desarmar – além dos postos fixos, como superintendência da Polícia Federal e Batalhões da Polícia Militar – é o Ônibus do Desarmamento, um posto de coleta itinerante. Em atividade há pouco mais de três meses, o Ônibus chegou à marca de 152 armas arrecadadas, contando com as 32 que recebeu na cidade de Arapiraca, onde está estacionado há duas semanas na Praça Bom Conselho, no centro da cidade.

Os números do posto de coleta itinerante superaram o recolhimento de armas em postos fixos em todo o ano de 2012, o que fez com que Alagoas subisse algumas posições no ranking do desarmamento no país.  De acordo com dados do Ministério da Justiça, em 2013, o estado está em 9º lugar, deixando para trás a 12ª posição de 2012 e o 19º lugar de 2011. Este ano, 194 armas foram arrecadas – 105 delas apenas no Ônibus do Desarmamento. Proporcionalmente por habitantes, Alagoas é o 4º colocado.

Como entregar sua arma - O Ônibus permanece estacionado na Praça Bom Conselho, em Arapiraca, até o dia 5 de abril, recebendo armas das 8h às 17h. A entrega é anônima, gera uma indenização (R$ 150,00 a R$ 450,00) e a guia de trânsito pode ser impressa no próprio ônibus ou no site http://www.entreguesuaarma.gov.br/.