Oportunidades

Artista plástica de Arapiraca expõe no Museu Zezito Guedes

Por Assessoria 17/12/2013 09h09
Artista plástica de Arapiraca expõe no Museu Zezito Guedes
Eliana Rocha

Com origem na antiga Mesopotâmia, o mosaico é uma arte milenar que consiste na colocação de pedras, gema de vidro, azulejo, mármores, cristais, espelhos e madeiras em superfícies plenas, moldando desenhos únicos elaborados pelos seus artistas.

No Brasil, esta modalidade de arte foi bastante utilizada e reproduzida pelos célebres: Cândido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti e Tomie Ohtake. Hoje, ela é bastante utilizada em obras da construção civil, arquitetura e em decorações de espaços.

Baseada na diversidade cultural e no expressionismo, a pedagoga Eliane Rocha despertou uma verdadeira paixão pelo mosaico, alimentando sua curiosidade e interesse através de um curso ministrado pela artista plástica Marta Arruda há alguns anos, no conjunto Jardim das Paineiras.

“Aprendi a entender de forma organizada como se montava um mosaico. A partir daí vi despertar em mim uma enorme admiração por esta arte. Hoje posso dizer que tenho o mosaico como um ofício, pois ele passou a fazer parte da minha vida efetivamente através das minhas criações e das minhas artes”, frisou a agora artista plástica Eliane Rocha.

Com a intimidade adquirida com os materiais, Eliane desenvolveu diversas peças artísticas, sendo elas expostas pela primeira vez no Memorial da Mulher Deputada Ceci Cunha em meados de 2011.

Até o dia 31 de dezembro, Eliane estará expondo suas peças no Museu Municipal Zezito Guedes, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h, aos sábados das 8h às 13h.