Alagoas

Telecentros e lan houses da capital já podem emitir IPTU

Por Redação com Assessoria 14/01/2014 17h05

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), assinou termo de cooperação com a Prefeitura de Maceió que vai permitir que 20 telecentros e 20 lan houses na capital – que fazem parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital -, sejam pontos de emissão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013 e 2014.

Com o convênio entre Secti e Secretaria Municipal de Finanças,
o serviço já estará disponível gratuitamente para a população a partir da próxima quinta-feira (16).

Segundo o secretário Eduardo Setton, a integração entre a Prefeitura de Maceió e o Governo de Alagoas garante muitas melhorias e mais serviços à população. No caso dos telecentros, a emissão do IPTU vai facilitar a vida das pessoas, nas diversas regiões da cidade, que passarão a contar com mais 40 pontos de serviços, evitando filas e otimizando tempo.


Para capacitar os gestores das lan houses e telecentros, a Secretaria Municipal de Finanças preparou um treinamento para esta quarta-feira (15), às 9 horas, na sede do órgão. Na ocasião, será assinado o termo que garante a parceria, com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Eduardo Setton, e da secretária municipal de Finanças, Renata Fonseca.

Os 20 telecentros já capacitaram 1.200 pessoas em Informática Básica, somente em 2013. Cerca de mil pessoas são atendidas ao mês em cada unidade, o que gera mais de 12 mil atendimentos ao ano. São espaços públicos com computadores conectados à Internet em banda larga, uma impressora, com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas - parceria do Ministério das Comunicações e o Governo de Alagoas.

Os telecentros e lan houses funcionam em associações de bairros ou organizações não-governamentais, responsáveis em administrar os locais.