Na Mídia

Livro "O Mordomo da Casa Branca" é lançado no Brasil

Por Redação 21/01/2014 11h11
Livro 'O Mordomo da Casa Branca' é lançado no Brasil
- Foto: Divulgação

Uma história sobre a luta social e racial nos Estados Unidos da América. Assim pode ser definido o livro 'O Mordomo da Casa Branca', que está chegando às livrarias pela Editora Novo Século. A obra apresenta Eugene Allen, um negro que aos 89 anos de idade relata os 34 anos em que trabalhou como mordomo na Casa Branca, servindo oito presidentes - de Harry Truman a Ronald Reagan.

O país conheceu o discreto Allen em 7 de novembro de 2008, quando Wil Haygood, autor do livro, publicou no 'The Washington Post' um artigo sob o título 'Um mordomo bem servido por esta eleição'. Os Estados Unidos havia acabado de eleger o primeiro presidente negro da história, Barack Obama.

Durante a narrativa, Haygood descreve a pacata vida de Allen ao lado da esposa, Helene. Na casa humilde, um porão foi totalmente dedicado às lembranças dos tempos de trabalho. Um acervo digno de museu, composto por fotos, cartas e até bustos de mármore dos ex-presidentes.

Um dos relatos mais emocionantes é sobre a Guerra do Vietnã. O filho de Allen, Charles, foi enviado ao país. Do emprego, o mordomo ouvia as ordens emitidas que impactariam diretamente sua família. "Só podia ficar ali, paralisado, ouvindo Johnson (o presidente na época) falar com seus ‘brilhantes’ articuladores de guerra”.

A história de Eugene Allen foi parar no cinema, em filme dirigido por Lee Daniels - cuja estreia aconteceu recentemente no Brasil. Haygood acompanhou as filmagens em Hollywood que tem o ator Forest Whitaker no papel principal e Oprah Winfrey como Helene.

Além de uma verdadeira aula de história norte-americana, o leitor encontra em 'O Mordomo da Casa Branca' informações sobre questões raciais e cinema.