Alagoas

Eletrobras interrompe energia da Casal por falta de pagamento

Por Redação com Assessoria 09/05/2014 16h04

A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que suspendeu o fornecimento de energia para a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), nos municípios de Murici, Maragogi, Japaratinga, Rio Largo e Maceió, devido à inadimplência. Inicialmente, cerca de 20 unidades consumidoras tiveram a energia suspensa por falta de pagamento.

A Casal acumula uma dívida de R$ 19 milhões com a Eletrobras Distribuição Alagoas, em atraso há mais de quatro meses. A medida adotada pela Eletrobras para com a Casal é a mesma aplicada aos consumidores inadimplentes e seguiu todos os trâmites exigidos pela legislação, antes de realizar a suspensão do fornecimento.

A Eletrobras já realizou diversos acordos com a Casal e concedeu condições que, segundo a própria Companhia de água, eram compatíveis com sua capacidade de pagamento mas, mesmo assim, não foram cumpridos. A última negociação foi feita com a intermediação do Tribunal de Justiça (TJ) e também não foi honrada.

INVESTIMOS – A dívida que a Casal tem com a Eletrobras representa aproximadamente 20% do total de inadimplência de clientes junto à distribuidora. Uma situação que tem gerado prejuízo para a empresa e interferido na capacidade de realização de investimentos em obras de expansão e melhoria da qualidade do fornecimento de energia. Com o valor devido pela Casal, por exemplo, seria possível construir uma linha de distribuição de alta tensão, interligando as subestações de Delmiro Gouveia e Olho D’água das Flores, uma obra que beneficiará os sertanejos e a própria Casal.

Na tarde de ontem (08) representantes da Eletrobras reuniram-se com o governo do Estado e com a Casal. A questão está sendo equacionada e as unidades consumidoras começaram a ser religadas no inicio da manhã desta sexta-feira (09).