Arapiraca

Reuniões irão definir como serão as fiscalizações de cinquentinhas

Por Redação 23/05/2014 17h05
Reuniões irão definir como serão as fiscalizações de cinquentinhas

Na manhã da última quinta-feira (23), representantes da prefeitura de Arapiraca participaram de uma reunião com membros do Conselho Estadual de Trânsito para discutir como será feita a fiscalização, o registro e o licenciamento das cinquentinhas - os ciclomotores de 50 cilindradas.

O diretor de processamento e emissão de notificação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Arapiraca (SMTT) e membro do Conselho Estadual de Trânsito, Sávio Marcone Lúcio, representou Arapiraca.

De acordo com a assessoria da SMTT, essa foi a primeira reunião após a decisão publicada no dia 13 de maio, em que os municípios poderiam realizar convênio com o Detran para a fiscalização e registro de cinquentinhas.

Ainda segundo a assessoria, o Detran não apresentou nenhum cronograma de fiscalização e as pessoas presentes na reunião perceberam que terão que se reunir mais vezes para fazer definições.

A recomendação da SMTT é de que os proprietários de cinquentinhas procurem a 5º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Os condutores de cinquentinhas terão que seguir o código de trânsito. O uso do capacete será obrigatório para utilização desses veículos, no entanto, quanto ao emplacamento, licenciamento quem vai dar a resposta de quando e como irá fiscalizar é o Detran.

As fiscalizações serão educativas até a segunda ordem do Detran. As cinquentinhas também não poderão ser guiadas por menor, caso ocorra essas irregularidades o veículo poderá ser recolhido.

As pessoas que não possuem habilitação também precisam procurar a 5ª Ciretran para solicitar um permissão para dirigir.

A intenção da SMTT é de conscientizar os condutores. O licenciamento das cinquentinhas será cobrado a partir do ano de 2013.