Saúde

Em crise, Memorial São Lucas deixa de atender urgência em Arapiraca

Por 7 Segundos 16/06/2014 13h01
Em crise, Memorial São Lucas deixa de atender urgência em Arapiraca
Memorial deixa de atender urgência em Arapiraca - Foto: 7 Segundos

Há 14 anos em atividade, o Hospital Memorial São Lucas, no bairro do Baixão, em Arapiraca, não vai mais atender os casos de urgência. Somente os procedimentos como consultas, exames e cirurgias eletivas – as programadas como plástica, hérnia de disco, por exemplo – continuam sendo oferecidas as pacientes.

Também seguem sendo oferecidos ao público serviços como raio-x, exames de eletro e ecocardiograma.

 A informação foi confirmada no começo da tarde desta segunda-feira (16) por um dos sócios do Memorial e diretor daquela unidade hospitalar, o médico Luciano Machado.

De acordo Machado, a urgência, que funcionou 24 horas durante os 14 anos de vida do hospital, passou a ter custos bastantes salgados, levando prejuízo aos sócios do Memorial. Ainda como forma de diminuir as despesas, funcionários serão demitidos. Hoje, o Memorial Hospital São Lucas conta com pouco mais de 30 empregados.

“Dói bastante ter que demitir e desempregar pessoas que precisam e dependiam do Memorial. Infelizmente, manter a urgência de um hospital não é barato. Para se ter ideia, só com médicos, hoje, gasta-se pelo menos R$ 70 mil, sem contar os demais custos inerentes à urgência. Por isso, vamos cortar por definitivo, uma vez que já vínhamos diminuindo o atendimento com esse perfil, recebendo casos até às 22h. Não é um processo novo: algumas medidas para por fim à urgência já estavam sendo postas em prática”, declarou Luciano Machado.

Para o diretor do Memorial, além dos custos, também não compensava manter a urgência porque muitos convênios pagam pouco e inviabilizam os procedimentos.

“Tudo é muito caro e os convênios, por exemplo, que poderiam ser um suporte interessante para os hospital, pagam pouco e isso também complica e torna inviável a manutenção de alguns procedimentos como a urgência”, disse Machado.

Uma reunião entre os sócios do Memorial Hospital São Lucas, prevista para a próxima quinta-feira (19), deve definir os novos rumos da unidade médica.