Arapiraca

Sem ajuda da prefeitura, Lar São Domingos faz cavalgada

Por 7 Segundos 20/06/2014 15h03
Sem ajuda da prefeitura, Lar São Domingos faz cavalgada
- Foto: 7 Segundos

Sem contar com o repasse da prefeitura, os administradores do Lar São Domingos de Sávio, em Arapiraca, organizaram uma cavalgada no último dia 15, e conseguiram arrecadar fundos para tentar tirar a instituição do vermelho e manter o Lar.

Com 14 anos de existência, o Lar São Domingos mantém 20 crianças que ficam por lá até completar a maioridade. O problema é que a instituição vive de doações e de um repasse mensal de R$ 1.617. O valor, segundo uma das colaboradas e fundadoras do abrigo, Bernadete Barbosa Macedo, não é repassado pela prefeitura de Arapiraca desde outubro de 2013.

“A cavalgada foi ótima e o objetivo foi alcançado. Acredito que agora vamos passar um bom tempo sem ficar no vermelho”, afirmou a voluntária e ex-diretora da instituição, Bernadete Barbosa.

Segundo Bernadete, a despesa mensal no Lar São domingos chega a cerca de R$ 12 mil. “Com o dinheiro que era repassado pela prefeitura a gente contornava a situação, mas quando o repasse deixou de chegar a situação piorou”, destacou.

Bernadete explicou que a instituição tem três projetos grandes, onde cerca de 80 crianças participam. Esses projetos fazem com que as crianças desenvolvam talentos, mas disse que não são projetos baratos.

O outro lado

Já o secretário de assistência social do município, Daniel Rocha, em contato com o 7Segundos, confirmou que o repasse está suspenso, mas colocou a responsabilidade pelo fato de a entidade ter deixado de prestar contas do que recebe desde o fim do ano passado.

“Dinheiro público não é brincadeira e nós da administração pública temos também que prestar contas de como gastamos as verbas de Arapiraca. Não só o Lar São Domingos, mas outras entidades, que eu reputo como guerreiras no trabalho que desempenham, não têm prestado contas. Por isso, o repasse foi suspenso. Entendo que falta estrutura às entidades também para a prestação de contas, porém o Conselho Municipal de Assistência Social tem apertado o cerco e nós não podemos deixar de cumprir com a nossa obrigação”, declarou o secretário de Assistência Social de Arapiraca.

Sobre a declaração do secretário, Bernadete rebateu que a instituição vinha prestando contas. “A afirmação do secretário não procede, nós prestamos contar sim”, disparou.

O Lar São Domingos de Sávio fica na Praça Antonio Barbosa, nº 41, no bairro Novo Horizonte, em Arapiraca.