Agreste

Sem acordo, professores de Lagoa da Canoa continuam com atividades paralisadas

Por Jefferson Almeida 14/07/2014 13h01
Sem acordo, professores de Lagoa da Canoa continuam com atividades paralisadas
Professores protestam em praça da cidade de Lagoa da Canoa - Foto: Josival Menezes/ 7 Segundos

Professores da rede municipal de Lagoa da Canoa seguem com a paralisação de suas atividades. O protesto já dura uma semana e a categoria cobra um reajuste salarial de 8.32%.

Houve uma reunião entre a Prefeitura de Lagoa da Canoa e a categoria, na última sexta-feira (11), mas não chegaram a um acordo. Segundo o dirigente do Sindicato dos trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), André Luiz, a prefeitura não apresentou nenhuma proposta.

“O prefeito pediu para fazer um levantamento, mas logo depois disse que não poderia oferecer nenhum reajuste. Enquanto não for oferecida uma proposta satisfatória, a paralisação continua”, afirmou o sindicalista.

A equipe do portal 7 segundos entrou em contato com o procurador geral do município de Lagoa da Canoa, Francisco Gonçalves, que alegou que a prefeitura, paga além do piso. “A prefeitura cumpre sua obrigação pois paga um salário de 1.160, acima do piso. Ela não pode atender essa reivindicação, pois os recursos do Fundeb diminuíram.

O procurador fez uma relação entre os últimos reajustes do piso e do recursos destinados à educação pelo governo federal. “O reajuste ao piso nacional da categoria foi de 54.36% de 2011 até esse ano. Já o Fundeb foi de apenas 31.4%. Não tem como a prefeitura dá esse reajuste com esse déficit”, disse Francisco.