Alagoas

Estado ganha mais quatro motolâncias

Por Redação com Assessoria 18/08/2014 09h09
Estado ganha mais quatro motolâncias
- Foto: Assessoria

Para reduzir o tempo de espera de vítimas de trânsito, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu nesta sexta-feira (15) quatro novas motolâncias. Das quatro viaturas entregues, duas irão atuar em Maceió, uma será encaminha para o município de Arapiraca e outra ficará de reserva. A solenidade de entrega das motocicletas contou com a participação do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.

“As novas viaturas foram adquiridas com recursos próprios do Estado e servirão para que as equipes de socorristas realizem o atendimento ágil e eficiente”, afirmou o governador, destacando a importância do Samu para salvar vidas.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Jorge Villas Bôas, informou que, desde que foi criado, em janeiro de 2013, até julho deste ano, o Serviço de Motolância já realizou 633 atendimentos. “O trabalho desenvolvido pelas equipes do Samu é fundamental para a Saúde em Alagoas, porque são profissionais que atuam na urgência e que salvam muitas vidas”, afirmou.

O serviço funciona das 7h às 17h todos os dias. “A principal vantagem deste tipo de viatura é que o moto-socorrista chega ao local do acidente antes da ambulância, e logo o paciente é estabilizado clinicamente pelos profissionais”, explicou o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado.

Segundo o gerente, as motolâncias possuem os equipamentos semelhantes de uma USB e todo medicamento necessário para estabilizar o paciente clinicamente, sendo orientado pelo médico regulador que fica na Base do Samu. Lucas Casado informou, ainda, que todos os moto-socorristas participaram de treinamentos específicos para realizar o atendimento.

Aeromédico

Além das ambulâncias e das motolâncias, Alagoas é um dos poucos Estados do País que oferece o serviço Aeromédico. Trata-se de um helicóptero que fica à disposição da população nos casos mais graves de acidentes ou quando é necessário transportar um paciente clínico para um hospital com especializações médicas mais avançadas. O serviço foi implantado em fevereiro de 2010 e até julho deste ano 734 pessoas já foram atendidas.

Alagoas também conta com 100% de cobertura do Samu, porque a cada 30 km dispõe de uma base descentralizada. Além das duas Centrais - Maceió e Arapiraca -, o Samu possui 35 Bases Descentralizadas espalhadas em vários municípios alagoanos.